Sexta-feira 13 é popularmente conhecido como o dia do azar. Pode ocorrer em qualquer mês e em qualquer ano, quando a data cai neste dia da semana.
Com um sol bonito, os ipês floridos e orquídeas e outras flores embelezando ambientes, azar mesmo é não curtir toda esta beleza que florece no ar.
Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.
Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo deus Odin e 12 deuses foram convidados.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.
Aproveite a sexta-feira , 13 para curtir o que a natureza e a vida lhe oferece de melhor.
Existem muitas histórias e lendas que tentam justificar como surgiu o misticismo ao redor desta data.
Por norma, as sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês é um domingo.
Vera Soares Pedroso