Engajados no movimento nacional pela não privatização da Caixa Econômica Federal , o Sindicato dos Bancários de Alegrete e alguns servidores local fizeram uma manifestação em frente a agencia aqui na cidade.
O secretário geral do Sindicato dos bancários, Valter Thiel enfatizou que a Caixa Federal, com capital público tem uma função social muito grande ao país, com os seus inúmeros programas sociais, como habitação,entre outros. – É inadmissível o governo querer privatizar ou vender as ações da Caixa que, hoje tem 100% de capital próprio, e foi criada com a função social de ajudar o país e não visar o lucro pelo lucro, enfatiza Thiel.
A servidora Nara Garay, há 30 anos na Caixa, diz que não consegue imaginar a Caixa com capital privatizado. “O montante do FGTS e seguro desemprego é muito vultuoso e todos os bancos querem. Imagine colocar isto na gestão privada. É preocupante. É um patrimônio dos trabalhadores brasileiros, enfatiza.” Também alertou que apesar da Caixa Federal ter lucro, se passar para empresas privadas isto vai ser horrível, porque eles vão querer só lucro, e daí como ficam os servidores e o povo que se beneficia dos programas sociais?
O servidor Jeferson Araújo há 25 anos na Caixa completa: é incompatível privatizar ou vender ações de um Banco que tem como missão e objetivo o social. Não há lógica nisso e, por isso, em todo o país estamos mobilizados contra a proposta do Governo.
O Sindicato da Industria da Alimentação prestou apoio à manifestação da Caixa, assim como o vereador Celeni Viana.
Valter Thiel – Sindicato dos Bancários de Alegrete
Fotos: Vera Soares Pedroso