Sine Alegrete constata desemprego em alta

Mesmo depois de mais de três meses do novo governo, a agência do FGTAS- Sine em Alegrete, ainda sem o novo coordenador, está sempre cheia.

DSCN8064

Além do movimento dos que vão atrás de uma vaga, a maioria das pessoas que procuram o Sine, nestes últimos dias, foi para encaminhar seguro desemprego informa Maria da Graça Brol, servidora há 30 anos. Isto demonstra que o desemprego aumentou na cidade, na área da indústria da alimentação e no comércio,pelo que encaminhamos aqui, observa.

DSCN8072

Os números mostram que a maior carência de trabalhadores e na área rural para trabalhar como peão. Ela explica que as pessoas querem as vagas, vão para o interior, ficam poucos dias e voltam. O que chega até o Sine, pelos empregadores, explica Graça é de que os peões dizem que não era o que pensavam ,ou é muito longe e não podem vir todo fim de semana à cidade.

DSCN8071

O caso das empregadas domésticas mudou com a nova Lei. A servidora do Sine diz que agora as famílias preferem contratar por meio turno, pagar meio salário, todos os direitos, ou então contratar faxineiras. Este segmento cresceu muito na cidade,salienta.

DSCN8068

DSCN8065

Fotos: Vera Soares Pedroso