
O protesto está marcado para quinta-feira (08). Uma comitiva de produtores de Alegrete está a caminho de Porto Alegre. Transportados em caminhões, os tratores serão desembarcados no Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba, ainda hoje.
Além de 300 a 500 veículos agrícolas, os produtores rurais planejam uma manifestação com cavalos e 10 mil pessoas. A intenção é chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas por agropecuaristas gaúchos endividados depois de três anos de extremidades climáticas. O grupo reivindica ação imediata do governo federal.
Colisão transversal na BR 290 em Alegrete deixa dois feridos
Na quinta-feira, 8, um comboio de tratores, proveniente do Velopark, em Nova Santa Rita, entrará em Porto Alegre às 6h, pela Avenida Presidente Castello Branco, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal, segundo o planejamento do SOS Agro. O protesto tem abertura oficial às 10h, na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, com a presença do governador Eduardo Leite, de acordo com o SOS Agro. Nesta segunda-feira, 5, contudo, a assessoria de comunicação do Palácio Piratini informou que a participação do chefe do Executivo estadual ainda não está confirmada.
A programação inclui ainda uma caminhada até a superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Porto Alegre, na Avenida Loureiro da Silva, nas proximidades da Casa do Gaúcho. “Depois, teremos o encerramento, junto aos tratores”, explica Graziele. É provável que os veículos permaneçam todo o tempo estacionados na área do Anfiteatro Pôr do Sol, junto à Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Lei Maria da Penha completa maioridade: Alegrete aumenta rede de proteção às mulheres
A normativa federal, que possibilita ao Executivo efetuar desconto para liquidação ou renegociação de crédito tomado para custeio, investimento e industrialização, foi considerada insuficiente pelo setor. A Fetag apresentou cinco sugestões à bancada gaúcha no Congresso, incluindo a prorrogação de valor residual em operações no Proagro ou seguro agrícola, além de anistia total de parcelas residuais em caso de perda total do bem financiado.
Foto reprodução