Três áreas pré-selecionadas para o Programa Olivais do Pampa
O Programa Olivais do Pampa, que teve seu edital publicado em junho, está em andamento em Alegrete. A iniciativa visa incentivar a implantação na região da olivicultura, cujo produto principal é a azeitona de mesa e o azeite de oliva.
No mês de agosto, esteve em Alegrete o engenheiro agrônomo Emerson Goulart Menezes, responsável pela coordenadoria técnica do projeto no Rio Grande do Sul, juntamente com técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP) da Prefeitura do Alegrete realizou vistoria nas áreas pré-selecionadas para a implantação da unidade demonstrativa de cultivo de oliveiras.
Nas propriedades inscritas via edital, três foram pré-selecionadas, estando nas localidades do Parové, Coxilha Vermelha e Capivari. Após esta seleção preliminar que foi feita pela equipe técnica da SAP, as áreas foram vistoriadas e tiveram amostra de solo coletadas a fim de quem sejam analisadas e, a partir daí, seja indicada qual a propriedade que apresentas as melhores condições para a implantação do projeto.
A propriedade selecionada irá ceder um hectare para a implantação da unidade demonstrativa, em que serão plantadas mudas de três variedades italianas de oliveiras: leccine, coratina e frontoio. A previsão para o início do plantio é para o final de setembro. O secretário de agricultura e pecuária, Alberto Prates, sugere atenção ao programa: “o produtor que não foi selecionado e tem interesse deve acompanhar o andamento. É uma ação de médio e longo prazo em que acreditamos bastante”.
Foto: Adil Oliveira