Twtich cresce e chama a atenção de gigantes da internet

Voltado para a transmissão de jogos de videogame, serviço de streaming com milhões de usuários está na mira do Google

twitch
Fanáticos por esportes ligam na ESPN ou no SporTV. Cinéfilos vão ao Telecine e congêneres. Amantes de música e cultura pop variam entre MTV e VH1. Já os gamers desligam a TV e ligam o computador no Twitch, canal da web exclusivo para transmissão de partidas de videogame e que reúne milhões de entusiastas dos jogos eletrônicos. Mas eles não são os únicos de olho na tela.
Na semana passada, veio a público a notícia de que o Google estaria negociando a compra do Twitch por US$ 1 bilhão. O episódio jogou luz sobre um serviço até então desconhecido do grande público, mas que agrega uma audiência em torno de 45 milhões de pessoas por mês – um número que parece ter aguçado o interesse da empresa que já possui o maior agregador de vídeos da internet, o YouTube.
O Twitch surgiu a partir do Justin.tv, portal criado em 2007 para compartilhamento e exibição em tempo real de vídeos de toda natureza. Mas, em 2011, a quantidade de gente transmitindo (e assistindo a) partidas de videogames era tão grande que os donos do site decidiram criar um espaço exclusivo para esse fim. Lançado em junho daquele ano, o serviço foi rapidamente adotado pelos simpatizantes do e-sport, que elegeram o Twitch o canal oficial para transmissão de partidas amadoras e campeonatos oficiais.
A entrada de grandes títulos do e-sport, como League of Legends, Dota 2 eStarCraft, ajudou na popularização do canal, que acabou atraindo jogadores de outros gêneros e sites de games que passaram a utilizar o Twitch como plataforma para todo tipo de evento, de resenhas de lançamentos a debates. Esse foco – inexistente em outros serviços de vídeo – é uma das chaves do sucesso do Twitch.
– A audiência do Twitch é aquela que busca, antes de mais nada, uma comunidade ao redor de um jogo, 24 horas por dia, sete dias por semana – aponta Esteban Clua, professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador do UFF Medialab. – Claro que alguns torneios e comunidades postam há anos vídeos em tempo real de campeonatos e jogos, mas o Twitch organiza isso de forma primorosa.
Hoje, o Twitch contabiliza mais de um milhão usuários que geram conteúdo inédito – só no ano passado, foram seis milhões de vídeos. Nos EUA, o serviço está em quarto lugar no tráfego de dados na internet, à frente de gigantes como Facebook e Amazon.
Para André Pase, desenvolvedor de jogos e professor de Comunicação Digital na PUCRS, o interesse do Google em comprar o Twitch é mais do que justificado:
– O Google já possui o YouTube, maior espaço para publicação de vídeos, digamos, normais. Com o Twitch, ele teria o controle dos vídeos de quem joga videogame e, principalmente, do meio por onde as pessoas acompanham o e-sport, uma cultura que vem crescendo muito. A notícia da compra ter virado pauta em todos os veículos de comunicação indica o tamanho e a importância do Twitch.
 
Fonte: Zero Hora