Um chef alegretense à serviço dos londrinos

ENTREVISTA:

O alegretense Samir Tawfig Hamed ,47 anos, casado, entre vindas e idas consolidou sua vida profissional em Londres no Reino Unido. Formado em uma das mais conceituadas Universidades do ramo de culinária, aperfeiçoou-se em gastronomia. Hoje tem seu próprio negócio. Numa temperatura de 5º C, abriu seu Café e via redes sociais bateu um descontraído papo com a reportagem do Portal Alegrete Tudo. 

samir chocolate

Confira os principais trechos da entrevista do alegretense na terra da Rainha:

Portal: Há quanto tempo você saiu do Alegrete ?

Chef Samir: A primeira saída ao exterior foi em 1990, morei 8 meses em Lisboa, depois voltei pro Alegrete e abri o carro lanche na frente do Banco do Brasil, quatro meses depois idealizei uma boate, o Pintai da Vasco Alves.Depois em 2000 fui de novo ao exterior e voltei em 2007, quando abri o Ballata.

samir pudim capa

Portal:  Como é morar na Europa ?

Chef Samir: Eu me adaptei bem, tem gente que estranha, volta, eu retornei para Londres em Abril de 2008, e estou aqui até agora, de Reino Unido são 15 anos na terra da Rainha. Tá valendo a pena.Morar na Europa é bem diferente que no Brasil, falando da Inglaterra, aqui tudo funciona, se trabalhar vive bem, se não trabalhar a coisa aperta.

samir itália

Portal: Em que atividade trabalhas aí ?

Chef Samir: Sempre trabalhei em cozinha, trabalhei como Head chef em restaurantes conceituados em Londres como “Littel Italy ” em Soho, lá foram 7 anos e deu pra aprender um pouco da culinária Italiana depois trabalhei 3 anos na Itália, e voltei para Londres.

samir farinha

Portal: Tua formação na área de gastronomia. Fale mais dessa especialização ?

Chef Samir: Falando de gastronomia tenho uma formação na Escola “Le Cordon Bleu”, muito conceituada no mundo inteiro, depois fiz diversos cursos com chefes premiados Internacionalmente como Christopher Michalak, Thierre. Dumonchel, Rubenz Alvares e muitos outros, viajo direto a França, Espanha, Holanda, Itália, sempre que tem algo de novo no mercado eu vou conferir.

samir e a mestre

Portal: Londres é uma das metrópoles mais visitadas e cobiçadas do mundo. Como é teu cotidiano ?

Chef Samir: Meu cotidiano começa as 6 da matina, levanto saio ai pelas 6:15 chego no trabalho as 7:00 O pessoal chega as sete também, tenho cinco funcionários, o café abre às 8 da manhã e fico até às 5 da tarde, segunda-feira tiro o dia livre pra fazer outras coisas, Bancos, cinema e outros lazer que só em Londres tem.

samir e o chef

Portal: E na Copa do Mundo. Como foi a vivência no mundo do futebol aí ?

Chef Samir:  Aqui os Ingleses são fanáticos por futebol, mas torcem somente pra seleção deles, assim que caíram fora a copa terminou, começaram a falar do torneio de tênis de Wimbledon, eu assistia em casa os jogos.

Portal: Acompanha o campeonato inglês. Qual teu time favorito ?

Chef Samir: Eu torço pro Chelsea, desde que cheguei aqui escolhi pela cor, moro bem perto do Estádio, sempre que da vou aos jogos.

samir jogo

Portal: Qual o prato que os alegretenses adorariam degustar feito por ti ?

Chef Samir: É muito difícil querer colocar aí no Alegrete um prato que aqui faz muito sucesso, culturas totalmente diferentes e vice versa, não dá pra querer dar arroz e feijão para inglês comer.

samir provando

Portal:  Na virada do ano tu esteve visitando seus familiares. Qual a impressão ao retornar pro Baita Chão ?

Chef Samir: Realmente desta vez tive uma impressão negativa da cidade, fiquei 7 anos sem ir ao Alegrete, me senti um cachorro que caiu da mudança, não conhecia muita gente, as casas que tinham na Andradas não tem mais sala, virou tudo loja, Quiosque fechado, sem carnaval de rua, até a “Fafá” fechou.

samir gurias pão

Portal: Quando bati a saudade dos pagos qual o melhor ponto turístico de Londres para amenizar ?

Chef Samir: Aqui tem muita coisa Brasileira, mercado, churrascaria, pastelaria, hoje mesmo fui no mercado buscar erva mate e costela. E a Seleção brasileira volta e meia faz amistoso aqui, agora no final de março joga contra o Chile, estarei lá. 

samir certificado

Portal: Pretende voltar algum dia ?

Chef Samir: Por enquanto não penso em voltar, aqui sempre tá bom, como falei anteriormente o Alegrete mesmo só pelos pais, se um dia voltar vou me atirar mais pra cima.

samir capa prato

 

Portal: Qual a mensagem para os alegretenses que sonham em morar fora do Brasil ?

Chef Samir: Ajudei muita gente do Alegrete aqui, foram 79 que vieram no meu vácuo, arrumar emprego e casa. Sempre vou ajudar conterrâneos, mas é aquela história, no começo é uma batalha, tem o ganhador e o perdedor.

samir nos pratos

samir servindo