O intenso movimento na avenida Caverá, na zona Leste da cidade, está causando transtornos aos moradores das margens da via que dá acesso a BR 290. Na semana retrasada, um senhor foi atropelado quando atravessava a avenida. O condutor fugiu do local sem prestar socorro. Ao longo da avenida pedestres tem de se aventurar caminhando ao lado de veículos, que trafegam em alta velocidade.
Há intenso movimento de estudantes, e nos horários de picos o trânsito fica movimentado entre carros e moradores. O Portal Alegrete Tudo percorreu o trecho num dia de semana, após às 14hs e conferiu a situação. Moradores reclamam da velocidade dos carros e da falta de uma calçada. Há trechos que os pedestres usam a pista para seguir em frente, disputando o espaço com veículos.
A calçada construída para acesso dos pessoas está tomada por sujeira e plantas. Um morador de 49 anos diz que algumas crianças passam entre o mato, mas outras se arriscam correndo pela avenida. “Eles tem medo de passar pela calçada que está tomada pelas árvores”, explica o senhor.
A pista não tem acostamento e o fluxo é intenso, tanto de caminhões como veículos leves. Na Avenida há um festival de ultrapassagens e manobras arriscadas. Algumas placas estão caídas, outras escondidas pela vegetação, que ameaça invadir a pista em diversos pontos.
Alguns moradores relatam que a situação está assim faz mais de três anos. “Ninguém vem aqui saber de nossos anseios, somos esquecidos, só em época eleitoral eles aparecem”, desabafa uma dona de casa, sem sair da janela de sua residência.
A avenida Caverá dá acesso aos bairros Nilo Soares Gonçalves, Ibirapuitã, Promorar e ao balneário. Há linhas de ônibus coletivos e escolares, além de caminhões, o movimento de carros é intenso durante a maior parte do dia.
Entramos em contato com a Secretaria de Infraestrutura do município e na segunda-feira (6), serão tomadas providências. No Daer foi feito um registro e conforme explicado pela assessoria de imprensa as placas devem ser recolocadas na próxima semana.