Vigilância Sanitária se reúne com proprietários de academia em Alegrete

No final da manhã de sexta-feira (24), proprietários de academias de Alegrete se reuniram com a vigilância epidemiológica do município.

O encontro foi no Sesc e contou com os gestores da Belevitta, Hera, Vida Fitness, Bolt, Aguaforma, Flex, Atmosfera, Corpus, Saúde Total, Biofitness, Vibrare, Athletic e Training Center. Inicialmente a diretora da vigilância sanitária em Alegrete, Adriana de Sales da Rosa, explicou algumas diretrizes para o funcionamento das academias, conforme o Decreto Municipal n° 267.

Este foi o segundo encontro entre os proprietários de academias. No primeiro a união dos gestores adotou medidas de prevenção para os clientes. Agora neste foi possível tirar dúvidas em relação à medida imposta pelo prefeito Márcio Amaral.

“Foi bem proveitoso. Pudemos conversar com a diretora e tirar as dúvidas que restavam. Todos estão unidos para controlar a disseminação do vírus”, explicou Marcelo Canto Machado, profissional de educação física da academia do Sesc local.

Entre os diversos pontos abordados estão a limpeza dos locais de musculação, aparelhos, pisos, banheiros e uma completa exigência para os clientes. Todos adotaram um sistema rigoroso para entrada de cada aluno. Em uma academia até um termômetro laser digital é usado antes e depois das atividades.

A profilaxia foi outro item apontado pelos donos como forma de prevenir ainda mais o ambiente, que deve ser arejado e respeitando sua capacidade de 30% a menos do que sua lotação máxima segundo o PPCI.

Um ponto bastante destacado foi sobre as aulas de ginásticas. O Decreto Municipal não fala sobre isso, especificamente. Em comum acordo, as academias retornarão com as aulas, apenas as lutas marciais, pelo contato físico, estão interrompidas.

Júlio Cesar Santos                                                    Fotos: reprodução