Visionário, Manoel Figueiredo deixa um legado histórico para Alegrete

Alegrete perdeu na tarde desta segunda-feira(13), um ícone da cidade, visionário e empreendedor. Manoel Figueiredo morreu, em casa, aos 89 anos.

O alegretense era muito conhecido no Município por todo trabalho realizado em prol da cidade. Integrante do Partido Progressista, foi por quatro vezes Secretário de Agricultura, Industria e Comércio do Governo do Prefeito José Rubens Pillar (I.M.).

Também iniciou empreendimento no ramo de móveis, foi proprietário da Casa de Pedras e depois investiu na hotelaria. O alegretense se destacou por empreender em uma Casa de Bingo eletrônico, atraindo centenas de pessoas diariamente.

Manoel Figueiredo foi o idealizador de uma das mais importantes procissões em Alegrete, que ocorre em fevereiro, no dia do seu aniversário. A carreata inicia na Paróquia Nossa Senhora Conquistadora, passa pelas principais ruas da cidade, até o trevo de acesso ao Balneário Caverá e encerra na Gruta.

Ainda segundo um dos amigos, Lisboa Prates da Costa, o empresário sempre foi um visionário, investiu muito na cidade e deu oportunidade a muitos alegretenses. Um dos destaques era na área rural em que há época, os trabalhadores vinham para a cidade e o procuravam para buscar emprego em seus estabelecimentos.

Manoel Figueiredo, também foi durante anos Presidente do Centro Empresarial de Alegrete e um dos fundadores da FEIND, por esse motivo, no ano passado foi homenageado na Câmara de Vereadores. Assim como, idealizador da Casa do Produtor e presidente do Parque Industrial de Alegrete.

Uma das funcionárias que estava há mais de 40 anos com ele, disse que o líder sempre foi uma pessoa incrível que auxiliava a todos. “As pessoas que o conheceram sabem que ele tirava dele para dar aos outros, tinha uma alma muito generosa e uma vasta lista de amigos” – citou.

Manoel Figueiredo era proprietário do Hotel Expresso, onde estava até a tarde de hoje na companhia das funcionárias e filhas. Ele deixa seis filhas e um legado para a cidade diante de toda a seu diferencial na atuação para o desenvolvimento do Município.

Entre as filhas, está a patroa do CTG Farroupilha, Caroline Figueiredo. As últimas homenagens a Manoel Figueiredo será na Funerária Angelus na rua Daltro Filho. O sepultamento será às 11h 30min, desta terça-feira(14), no cemitério Municipal de Alegrete.

Flaviane Antolini Favero