Com aproximadamente 30% da população alegretense, a Zona Leste da cidade é a que mais cresce. Fórum, Promotoria, sede da OAB, Universidade Federal, Samu, Complexo de Saúde, farmácias, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, e empresas de diversos segmentos ocupam a região, tornando-a extremamente essencial para as demais áreas da cidade.
A valorização de terrenos, casas e apartamentos em mais de 100%, no período dos últimos três anos, e o acelerado desenvolvimento têm atraído olhares de empresários que investem em construções habitacionais.
Através da permuta de um terreno com a prefeitura, o Sicredi Pampa Gaúcho, tem o projeto de abrir uma agência, na Avenida Tiarajú, contemplando os bairros Ibirapuitã, Centenário, Promorar, Honório Lemes, Getúlio Vargas, Nova Brasília, Santos Dumont, Capão do Angico, Saint Paustous, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Núcleo Habitacional Deputado Ulisses Guimarães, Dr. Romário Araújo, Vila Favila, Vila Palma, Balneário Caverá, Novo Balneário Caverá, e Nilo Soares Gonçalves.
O constante progresso deixa em evidência a formação de uma nova cidade dentro da própria cidade, e que o futuro de Alegrete está ‘nas mãos’ da Zona Leste.