Entidades se movimentam para que Regional da Secretaria de Agricultura fique em Alegrete

Com a saída do Médico Veterinário, Joal Barrientos Pontes, da regional da Secretaria de Agricultura do RS que atende em Alegrete  surgiu o questionamento de levar este serviço para Uruguaiana.

Esta regional é uma das mais importantes do Estado, porque congrega oito municípios e o maior rebanho bovíno do RS. O trabalho do serviço é administrar as Inspetorias Veterinárias que integram a Regional. Pontes diz que houve um movimento da Farsul, do Prefeito e Sindicato Rural para que o serviço não saia aqui do Município.

Ele lembrou que São Gabriel, por exemplo, teria que fazer 600 km para ir e vir em reuniões a Uruguaiana. E que a sede sendo aqui no Município é questão geográfica. Também lembrou que se alegarem questão de economia colocou que ja está acertado que a Inspetoria vai mudar para salas do antigo Foro, onde não vai pagar aluguel.

No RS, são 18 regionais da Secretaria de Agricultura e Pecuária. Já houve uma mobilização, inclusive da Farsul para que o serviço permanecesse pela localização geográfica. Os municípios que integram esta Regional são: Alegrete, Uruguaiana, São Gabriel, Rosário do Sul, Vila Nova, Cacequi, Santa Margarida, São Francisco de Assis e Manoel Viana.