10ª CRS de Alegrete recebe veículo para ações de Vigilância em Saúde

 
 
Nesta segunda-feira (04), a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Alegrete (CRS) recebeu do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES) um veículo para atuar no Núcleo Regional de Vigilância em Saúde (Nurevs). As CRSs de todo o estado foram contempladas com veículos para dar suporte e intensificação as ações voltadas à saúde pública estadual. A entrega ocorreu pela manhã, no pátio do Centro Administrativo Fernando Ferrari, com a presença da secretária da Saúde, Sandra Fagundes, e da diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Sirlei Famer.
Os carros, adquiridos com recursos federais, serão utilizados para intensificar ações de prevenção da dengue e para ações de fiscalização nas áreas de saúde do trabalhador, doenças não transmissíveis e alimentos, entre outros.
“O investimento foi de R$ 2 milhões. Com esses recursos e verbas Federais pudemos renovar as frotas de todas as coordenadorias da Vigilância em Saúde e também, particularmente, os veículos para o combate a dengue. O trabalho das regionais e da secretaria Estadual de saúde é itinerante, precisa estar em diferentes lugares quando se fiscaliza, investiga-se casos, para a liberação de alvará, precisa ter acesso em lugares que são inóspitos até para carros comuns, então a frota se desgasta muito rapidamente”, disse Sandra Fagundes.
Dos 37 veículos entregue, 34 são Chevrolet SPIN e três são camionetes de cabine simples, para controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “As três camionetes para o controle vetorial possuem um equipamento vaporizador de partículas de ultra baixo volume (UBV) para combate ao mosquito da dengue e os outros veículos para todas as ações de apoio à vigilância em saúde”, explicou Sirlei Famer.
Os demais carros serão destinados a cada um dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde.
 
Roda de conversas em Alegrete
Para marcar do Dia Nacional da Saúde, lembrado nesta terça-feira (05), a SES promove uma roda de conversa com gestores e comunidade local em Alegrete. A atividade ocorre no Auditório 10ª CRS (rua General Sampaio, 1679) às 9h. Serão abordadas demandas, projetos e índices de saúde em cada uma das divisões administrativas da secretaria.