A equipe da coordenação da 36ª Feira do Livro comemorou o sucesso desta edição. “Foram dias muito quentes, apesar das baixas temperaturas que apontavam os termômetros”, disse o diretor do Centro Cultural, Paulo Berquó, aludindo ao forte calor humano que impregnou cada atividade desenvolvida durante os seis dias da Feira. “O Largo do nosso Centro Cultural viveu dias de festa”, comemorou.
De terça (30 de junho) até domingo(5), foram realizadas palestras, oficinas, comercialização de livros, sessões de autógrafos, apresentações de curtas metragens, peças teatrais, shows musicais, envolvendo milhares de pessoas. Nomes como o do músico Dado Villa Lobos, do escritor Tabajara Ruas e do jornalista Juremir Machado, lotaram o Largo do Centro Cultural.
Animando a garotada das escolas que fez a festa de terça a sexta, os competentes artistas do projeto Cultura nas Estradas e o animador Roger Castro. A eles, somaram-se no fim de semana artistas locais – como as escolas de dança Ballet Danielle Pinheiro, Escola de Dança Ballerina e Ballet Coppélia – bandas de rock como a Anti-Heróis, a Gorilla Kush e a Multiverso, além da turma da Oficina do Som, que animaram o grande público que lotou o Largo. “As próprias escolas destacaram que nunca a Feira ficou sem atrações. O público esteve presente das nove da manhã até as 10 da noite”, afirma o diretor de cultura, Kiko Bragamonte.
PARCEIROS – Organizada pela Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Sesc, a 36ª Feira do Livro de Alegrete contou com o patrocínio do Banrisul, e o apoio de parceiros inestimáveis como o Coletivo Multicultural de Alegrete, o Movimento da Vida (MOV) e o Lions Clube Alegrete (responsáveis pelo espaço gastronômico dentro do Largo do CC).
Para Paulo Amaral, da Cultura do Sesc, a soma de esforços foi fundamental para o sucesso do evento. “Alegrete vive um momento muito rico de agitação cultural, porque estamos construindo uma rede de parceiros que comungam dos mesmos pensamentos”, avaliou.
NÚMEROS – Nos seis dias de Feira, cerca de 24 mil pessoas circularam no Largo do Centro Cultural em palestras, oficinas, sessões de cinema, apresentações musicais e de dança, lançamentos de livro, Café da Feira à cargo do Lions Clube, contação de histórias, dentre outras atividades.
Os estandes de 17 livreiros comercializaram 10.192 livros. A Feira 2015 apresentou também crescimento no número de títulos lançados: 30 obras de 16 autores. “A feira foi acolhida pela cidade. Isto reflete o crescente de Alegrete como cidade leitora, sua efervescência cultural em todos os aspectos”, avalia o secretário Jorge Sitó.
Fotos: Alisson Silveira