A transmissão do Coronavírus é comunitária em Alegrete, e não é de hoje

Isolamento social ganha ainda mais importância na contenção do contágio do novo coronavírus. Alegrete registrou, em 24h dois novos casos positivos da Covid-19. Essa situação levantou o questionamento sobre uma possível contaminação comunitária e surgiram algumas dúvidas. Isso significa que, diferente dos casos de transmissão local, não é possível identificar a origem da contaminação.

Em contato com a Secretária de Saúde Bianca Casarotto, a enfermeira foi objetiva em dizer que, não é uma questão de Alegrete, desde 23 de março a Secretaria do Estado decretou contaminação comunitária e, o Brasil e o mundo já vivem a mesma situação. “Agora não é apenas a questão de viajar, para se contaminar. O vírus está circulando, então, qualquer pessoa pode se contaminar com o novo coronavírus, por isso, a gente reitera sempre os cuidados como a higienização das mãos, o uso da máscara e principalmente evitar aglomeração. Isso é uma questão de conscientização de cada um”- explicou.

 

É um estágio considerado alarmante, por indicar que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais um raio restrito de contaminação. O vírus, hoje, está propenso assim como H1N1, viroses, entre outros.

Na transmissão local, sabe-se que uma pessoa se infectou pelo contato com outra, que contraiu o vírus após ter estado em região em que há contágio. Já na transmissão comunitária não se pode mapear e saber quem foi responsável pela contaminação dos demais.

Outro agravante é que a doença pode ser assintomática ou ter sintomas brandos em muitos casos, elevando o potencial de propagação. Nesse cenário, a preocupação é ainda maior com o grupo de risco  como: idosos e pessoas com baixa imunidade.

A contaminação da população do grupo de risco relacionado à Covid-19 pode provocar um colapso no sistema de saúde. Por isso, é de extrema importância a colaboração, solidariedade, empatia e espírito coletivo de todos. Não ser do grupo mais suscetível ao vírus não isenta ninguém da responsabilidade para com toda a sociedade.

 

Flaviane Antolini Favero