Abuso infantil durante a quarentena é subnotificado

No dia 18 de maio, comemorou-se o Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, vinculado à Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Alegrete/RS, salienta a importância de permanentemente refletirmos e nos empenharmos no sentido da proteção das crianças e adolescentes.

 

A coordenadora, assistente social Daniela Haerter, destaca que é responsabilidade de toda a sociedade promover a garantia de que crianças e adolescentes se desenvolvam sem os prejuízos da violência. O CREAS é o serviço especializado no município que atende e acompanha indivíduos e famílias vítimas de violência e violação de direitos.

Este Centro conta com uma equipe multiprofissional com psicólogas, assistentes sociais e advogado, técnicos capacitados para atender essas demandas complexas e graves. Neste período de pandemia, momento atípico onde as desigualdades sociais ficam explícitas e se agravam, a equipe do CREAS avalia que o isolamento social tem criado condições para que situações de violência proliferem. Com a violência sexual não tem sido diferente.

 

Os dados nacionais apontam que o(a) agressor(a) sexual de crianças e adolescentes na sua maior parte é alguém muito próximo da vítima, que convive com a mesma e possui vínculo importante. Cada vez mais é necessário que, assim como afirmou a coordenadora do CREAS, todos estejam imbuídos de que a criança e o adolescente precisam ser preservados na sua integridade física e psíquica. Denúncias podem ser feitas no número 180 ou no Disque 100. O CREAS localiza-se na Praça Getúlio Vargas, nº 46, no 3º andar. O telefone é 55 3961 1123 ou ainda 0800 644 1622.