Acumulado de chuva ultrapassa 150 mm em Alegrete

Choveu neste domingo, dia 04/05 em praticamente todo o território gaúcho, mas o volume de precipitação foi maior na Metade Oeste do Estado, segundo a MetSul Meteorologia. Em Alegrete, o cumulado ultrapassou 150 mm somente nessa manhã, mas no interior choveu mais de 200 mm. 

A enxurrada causou alagamentos em vários pontos da cidade e obrigou famílias a deixarem suas casas. Quatro bairros foram os mais atingidos: Prado, Sepé Tiaraju e Restinga. O estrangulamento da ponte da rua Daltro Filho represou as águas e dezenas de casas foram alagadas. Até um carro foi arrastado pelas enxurradas. 
Quase toda a manhã o trânsito ficou interrompido nas pontes da rua Daltro Filho e a ligação com o bairro Boa Vista por meio do prolongamento da rua Barão do Cerro Largo. O acesso era somente pela ponte dos quartéis. Nos bairros Segabinazzi e Santos Dumont, também houve casos de alagamento por entupimento dos bueiros. O acesso pela estrada da Jararaca esteve interrompido pela manhã devido à água ter invadido o leito da ERS 377.
A prefeita em exercício Maria de Fátima Mulazzani, acompanhada da Defesa Civil, percorreu os locais mais críticos, conversando com os moradores. “Graças a Deus que foram danos materiais apenas”, disse a prefeita, mas voltou a pontuar que os alagamentos nos bairros Vera Cruz, Sepé e Prado vão ter um fim com a transferência de mais de 100 famílias para as novas casas que estão sendo construídas e o projeto em licitação da revitalização do arroio Regalado.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Alegrete, Guiomar da Silva, alguns bairros ficaram alagados em razão da cheia do Arroio Regalado, que passa por vários locais da cidade. O rio Ibirapuitã é monitorado, mas até o momento a situação é considerada tranquila, pois a chuva na cabeceira não foi forte, segundo Guiomar.
Fonte: Alair Almeida