
Além dos membros da Comissão, participaram também o presidente da Câmara, Cléo Severo Trindade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete, Fernando Lucas, a coordenadora do Procon, Juliana Camilo, e representantes da agência reguladora.
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A principal pauta discutida durante a reunião em formato on-line, foi o alto nível de reclamações sobre os serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan na cidade. A Comissão demonstrou preocupação com tantas reivindicações manifestadas pela população alegretense, principalmente com as famílias de renda mais baixa.

Algumas insatisfações expostas pela Comissão à agência reguladora referiram-se a atuações irregulares envolvendo a cobrança dos valores de água e esgoto na conta dos usuários, notificações com multas sem respeitar o prazo para recorrer, problemas com hidrômetros, cobrança de esgoto em locais que ainda não têm a rede de esgoto ou cuja ligação não foi autorizada pelo usuário, falta de comunicação e explicação da empresa com o consumidor, entre outras contestações.
Na reunião, a AGERGS explicou que o usuário, quando se sentir lesado, precisa registrar sua reclamação na Corsan e, se ainda não estiver satisfeito, deve buscar a AGERGS ou o Procon. Os conselheiros reforçaram que as reclamações precisam chegar até a agência reguladora para que esta possa realizar o processo de fiscalização. Dessa forma, sugeriram uma ampliação da fiscalização e um processamento organizado das reclamações.
A Comissão, junto com a Presidência da Casa Legislativa, oficializará as reclamações da comunidade à AGERGS. Para buscar uma forma de resposta mais imediata, a Comissão realizará uma audiência pública no retorno do recesso legislativo, na qual, convocará a população em geral, a Corsan, a AGERGS, o Ministério Público e a Prefeitura Municipal.
Fotos: assessoria CMA