Alegrete debate violência contra o Idoso

Evento realizado pelo Sesc e 10ª Coordenadoria Regional da Saúde acontece nesta sexta-feira (19/06)

Idosos

Na Semana Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, o Sesc Alegrete promove o 1° Fórum sobre o tema, em parceria com a 10ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). O evento será realizado nesta sexta-feira, 19 fde junho, a partir das 9h, no Centro Cultural de Alegrete – Praça Oswaldo Aranha.

A atividade vai contar com palestra sobre os tipos de violência sofridos pela pessoa idosa. Segundo o Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, documento da Secretaria dos Direitos Humanos, os tipos mais comuns de violência são: negligência (68,7%), abuso psicológico (59,3%) e abuso econômico-financeiro e patrimonial (40,1%). O evento também terá apresentação de teatro do Programa Sesc Maturidade Ativa e desfile de moda da terceira idade.

O I Fórum do Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso conta com o apoio do Senac, Centro Cultural e Loja Segredo da Moda. Mais informações para a atividade podem ser obtidas no Sesc Alegrete (Rua dos Andradas, 71), pelo telefone (55) 3422-2129.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa O Programa Sesc Maturidade Ativa, capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual. Atualmente, existem 47 Grupos, que envolvem mais de 4,5 mil participantes no Estado.