Alegrete e região têm até amanhã para sair da bandeira vermelha

Na 11ª rodada do distanciamento controlado, 90% das regiões do Rio Grande do Sul ficaram com bandeira vermelha (risco alto), de acordo com o mapa preliminar divulgado pelo governo estadual nesta sexta-feira (17). Das 20 regiões, apenas Pelotas e Bagé foram classificadas em bandeira laranja (risco médio).

Prefeituras e associações municipais têm até as 6h de domingo (19) para contestar os dados. O mapa, após confirmado, na segunda (20), será válido entre os dias 21 e 27 de julho. Na 10ª rodada, 10 regiões ficaram na bandeira vermelha e 10 na laranja.

De acordo como governo, apenas a região de Pelotas apresentou melhora nos indicadores para ter regressão na bandeira, passando da vermelha para laranja. Enquanto que Bagé foi a única que permaneceu no mesmo nível, continuando com a bandeira laranja.

Com isso, 469 municípios estão classificados com bandeira vermelha, somando 10.273.823 habitantes, cerca de 91% da população gaúcha (11.329.605 habitantes).

Deste total, 270 cidades, cerca de 1.735.262 habitantes (15,3% da população), devem adotar protocolos menos rigorosos, já que estão classificadas em bandeira laranja. No entanto, as prefeituras deverão criar um regulamento local.

O Prefeito Márcio Amaral disse à reportagem que o problema são os números da microrregião que Município faz parte, que é Santa Maria. Os números pioraram nesta semana, mas, vai apresentar recurso.