Alegrete inaugura Centro de Comercialização Solidária do Pampa

A casa de comercialização dos produtores foi inaugurada em grande estilo, dia 29 de novembro, no lugar onde já funcionou a Casa de Artesanato na Rua Luis de Freitas.
A Associação dos Pecuaristas e Agricultores Familiares de Alegrete-APAFA, hoje com 240 integrantes, vai ocupar o espaço com os mais variados produtos da indústria familiar do município.
APAFA (22)
Delícias caseiras com selo e qualidade comprovada da produção de hortifrutigranjeiros, doces, pães, dentre outros ocupam as prateleiras do Centro de Comercialização Solidária do Pampa.
A presidente da APAFA- Ludovina da Silva Silveira fala emocionada da conquista dos produtores. – É o fruto da união, apoio, integração de grupos de produtores de todos os locais do interior de Alegrete. O espaço é amplo e central lembra Ludovina, para que os produtores possam comercializar o fruto do seu trabalho que vem direto da área rural, acrescenta.
APAFA (16)
Segundo a direção da APAFA, a conquista da casa foi um trabalho de união de forças que começou com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio que cedeu o local, fez a reforma e providenciou a documentação e apoio aos micro e pequenos produtores rurais, que  vão expor e vender  no local.
APAFA (4)
Informa ainda que a Eletrosul doou as prateleiras e também mudas de frutíferas e de árvores exóticas aos produtores. O Instituto Federal Farroupilha-IFF também está nesta empreitada, com a doação de equipamentos para preparar e armazenar alimentos.
A presidente do Legislativo, Cleni Paz da Silva parabenizou a iniciativa. – Quem ganha são os produtores, pois segundo ela é inadmissível trazer de fora o que se pode produzir aqui em Alegrete, município de maior extensão do RS.
Em seu pronunciamento, a vice-prefeita Preta Mulazzani lembrou que a entrega deste espaço vem do trabalho conjunto das Secretarias de Indústria e Comércio, Agricultura e  Pecuária e muitas outras parcerias. “Não podemos sonhar que as famílias vão permanecer no campo sem apoio, qualificação e geração de renda, ponderou”.
APAFA (9)
Ela agradeceu ao Coronel Dumani, comandante do 6º RCB, parceiro do Executivo e da sociedade, ao Paulo Molina do IFF e à EMATER.  E mais do que isso, salientou a vice-prefeita, todos tem um desafio: produzir  com sustentabilidade. “Apodrecemos tudo e agora temos que reaprender a produzir de forma sustentável, garantindo qualidade aos alimentos”.
APAFA (20)
Depois dos atos oficias,houve degustação de produtos da indústria familiar e a participação festiva de gaiteiros do interior que também são pequenos produtores rurais.
APAFA (19)
Por: Vera Soares Pedroso