Alegrete oferece exames gratuitos de espirometria

O lançamento aconteceu no Centro Social Urbano, com presença das autoridades municipais, técnicos na área de saúde da rede pública e a equipe da UFRGS responsável por sua execução

Marcelo Gonçalves, coordenador do RespiraNet, detalha o funcionamento do projeto às equipes de toda a região presentes ao lançamento
O convênio entre a Prefeitura de Alegrete, Secretaria Estadual de Saúde e o programa Telessaúde/UFRGS para a oferta de exames gratuitos de espirometria pelo Projeto RespiraNet foi oficializado nesta quinta-feira (25). O lançamento aconteceu no Centro Social Urbano, com presença das autoridades municipais, técnicos na área de saúde da rede pública e a equipe da UFRGS responsável por sua execução.
O RespiraNet busca facilitar o acesso à espirometria, que é um exame que avalia a função pulmonar e auxilia diagnósticos de doenças pulmonares. Assim como nas outras regiões onde foi implantado, um espirômetro está sendo instalado em Alegrete, sede macrorregional, que recebe também recursos para custeio e adequação do espaço no Centro Social Urbano. Após 45 dias de funcionamento local, período de adaptação do serviço, o atendimento passa a ser ofertado para a população de 30 cidades da região. Após esta expansão, o RespiraNet abrangerá mais de 9 milhões de usuários no Rio Grande do Sul.
Segundo a secretária de saúde, Maria do Horto Salbego, a integração não será difícil, pois região tem trabalhado de forma compartilhada. E realça outro aspecto importante do serviço na região: “vão diminuir nossos custos com o tratamento fora de domicílio. Hoje as pessoas são encaminhadas para Porto Alegre”. O prefeito Erasmo Silva destaca a parceria: “é bom quando se consegue avançar nos processos por várias mãos. Quando se oferecem novos serviços, também surgem novas demandas”, avalia.
COMO FUNCIONA – Após o preenchimento do formulário, a equipe do projeto RespiraNet telefona para agendar a espirometria. Após a realização do exame, ele é interpretado por médicos do serviço de pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e retorna ao médico que solicitou via e-mail. O usuário também recebe o resultado via e-mail ou correio.
A espirometria é o teste mais simples e preciso para avaliar a função dos pulmões, indolor e dura aproximadamente 30 minutos, sem ser invasivo. Os principais usuários serão pessoas acometidas de doenças como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite, enfisema, fibrose e outras.
Lançamento do RespiraNet aconteceu na última quinta-feira (25) no Centro Social Urbano