Alegrete recebe ciclo de palestras sobre patrimônio histórico, cultural e natural

Alegrete será palco, no dia 17 de agosto de 2026, de um ciclo de palestras dedicado ao patrimônio histórico, cultural e natural do município.

Promovido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Alegrete (COMPAHCA), o evento ocorre a partir das 19h, no Auditório Márcia Cera, da Unipampa – Campus Alegrete.

A programação reúne pesquisadores, professores e integrantes do conselho municipal para discutir diferentes aspectos relacionados à preservação da memória, da arquitetura, das paisagens naturais e do patrimônio ferroviário de Alegrete.

A primeira palestra será sobre o “Histórico do Conselho do Patrimônio em Alegrete – COMPAHCA”, apresentada por Homero Corrêa Pires Dornelles, integrante do conselho, e Anderson R. Pereira Corrêa, também do COMPAHCA e professor da Unipampa – Campus São Borja.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Na sequência, o professor Fabiano Alves, da Urcamp, abordará o tema “Paisagens naturais de Alegrete – RS: um patrimônio a ser reconhecido e valorizado”. O pesquisador atua junto ao Laboratório de Geologia Ambiental (Lageolam) e ao Núcleo de Estudos Botânicos Balduino Rambo, da UFSM.

Outro tema em destaque será a “Avaliação da argamassa histórica de revestimento da Estação Ferroviária de Alegrete”, com apresentação do professor Aldo Leonel Temp, da Unipampa – Alegrete.

Encerrando a programação, a palestra “Estação Cultural de Alegrete: patrimônio, arquitetura e o desafio de manter a história nos trilhos” será apresentada por Lucas dos Anjos Pacheco, Gisele de Lara Carneiro e Litiane Leonardi, integrantes do COMPAHCA.

Preservação da memória

A iniciativa busca ampliar o debate sobre a importância de preservar e valorizar os bens que fazem parte da história e da identidade de Alegrete. Entre os assuntos estão a atuação do conselho de patrimônio, as características naturais do município e a conservação de estruturas históricas, com destaque para a antiga estação ferroviária.

O ciclo é organizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Alegrete (COMPAHCA), com apoio da Unipampa – Alegrete e da Unipampa – São Borja, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Serviço

Quando: 17 de agosto de 2026 Horário: 19h
Aonde: Auditório Márcia Cera – Unipampa, Campus Alegrete
O quê: Ciclo de Palestras sobre o Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Alegrete

⚠️Todo conteúdo reproduzido nesta página é exclusivo do Alegrete Tudo e protegido por direitos autorais. É vedada a reprodução total ou parcial sem autorização prévia e expressa, mesmo com a devida citação da fonte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*