Desde setembro de 2023, quando foi implementado, o LEEI da Região Sul (LEEI-Sul) passou pela estruturação do Programa, seleção de formadores e professores cursistas, e produção de material didático específico, tendo realizado as primeiras formações com professores(as) de Santa Catarina e do Paraná em maio deste ano. No Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública decorrente das enchentes, as formações iniciaram entre os meses de agosto e setembro, no formato virtual.
Foragido com tornozeleira rompida é preso no Capão do Angico
O LEEI tem o objetivo de ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.
No último dia 4 de novembro de 2024, na Câmara de Vereadores, em Alegrete, ocorreu o primeiro encontro presencial da Região 3, através do Seminário de Socialização das Ações Solidárias para a Reconstrução das Escolas do RS que compõem o ciclo formativo do Programa, coordenado pela Formadora Estadual Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte.
Uma cama macia é um detalhe irrelevante para esse cidadão
Neste encontro, os formadores municipais da Região 3 – composta pelos municípios de Barra do Quaraí, Manoel Viana, Alegrete, Itaqui, Uruguaiana, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, Santiago, Capão Cipó, São Borja, Unistalda, Garruchos, Itacurubi e Maçambará – apresentaram o planejamento realizado com os docentes de Educação Infantil sobre a produção de materiais que serão compartilhados entre escolas e professores, no final do mês de novembro e dezembro, em toda a Região.
Durante o evento, foram retomados os estudos dos Percursos Formativos 1, 2 e 3 em que os temas a constituição da docência, as culturas, crianças, oralidades e narrativas, haviam sido discutidos no formato virtual. A Região 3 conta com dezessete formadores municipais que ministram os estudos dos percursos formativos em nove municípios polos.
Três chapas concorrem à eleição do 19º Núcleo do Cpers de Alegrete
Este importante momento de formação contou com a parceria da Escola Vida por meio de apresentações artísticas da Professora Catiúscia Duarte Hoch e da Turma do 3º ano que interpretou o causo gaúcho “Aquele Estranho Animal”, do poeta alegretense Mario Quintana.
Neste encontro, os professores apreciaram a exposição “Florescer é a arte da primavera”, dos alunos do 3º ano, da professora Luciele Krug, EMEB Alcy Vargas Cheuiche, e sua mostra de livros autorais da Estante Mágica. Também tiveram contato com um acervo de livros de literatura infantil da Biblioteca da Escola, selecionado pela professora Maria Lucia Berriel, que possibilitou a discussão sobre a temática da bibliodiversidade nas escolas das Infâncias!
Em 2025, o município de Alegrete sediará os demais encontros formativos do Programa até o mês de junho em que será realizado o Seminário Final de Relatos de Experiências.
Fotos: Patrícia Bragamonte