Alegrete tem o maior número de agroindústrias do Brasil

Alegrete é o município do Brasil com maior número de agroindústria credenciadas pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Animal (SUASA). O dado foi confirmado na manhã desta quinta-feira (9), quando o Abatedouro São Jorge recebeu no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal o credenciamento no sistema, tornando-se o terceiro em Alegrete a habilitar-se para a comercialização em todo o território nacional.

Vice-prefeita Preta Mulazzani, secretário Alberto Prates e equipe do SIM na entrega da certificação ao Abatedouro São Jorge

O credenciamento da empresa resulta da adesão, ainda em 2011, do Sistema de Inspeção Municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O vereador Márcio Amaral, secretário de agricultura do município quando do processo de adesão, “o Serviço de Inspeção Municipal tem hoje status de referência no estado porque desde sua implantação os técnicos aplicaram as medidas necessárias para garantir um padrão de qualidade”.

 

Na apresentação, o médico veterinário responsável pelo SIM, Gabriel Charão, explicou o funcionamento do setor, mostrando sua estrutura, rotina de fiscalização e ações externas, como palestras e produção de artigos sobre inspeção de produtos de origem animal, participação no grupo de combate ao abigeato, além de serviço de extensão nas agroindústrias. De acordo com ele, tudo o que é realizado pelo setor é anexado a um banco de dados, que auxilia na orientação aos produtores. “Com os dados que temos, é possível orientar os produtores sobre as perspectivas do mercado e, assim, os empresários podem planejar melhor sua produção”, explica.

Gabriel Charão, coordenador do SIM, apresenta os dados do serviço

A constante fiscalização garante inocuidade dos produtos das agroindústrias locais e, com a melhoria na qualidade dos produtos, as empresas crescem e os postos de trabalho aumentam. Conforme os dados do SIM, as agroindústrias geram 112 empregos diretos e estima que, para cada um deles, mais três empregos indiretos sejam gerados. “É uma satisfação para nós fazer a entrega desse certificado a uma empresa que investe na qualificação de seus produtos”, disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Alberto Pinheiro Machado Prates.

O Abatedouro São Jorge, de propriedade de Maristela Fontoura, está apto ao abate de bovinos, ovinos e bubalinos. Também estão credenciados no SUASA a Casa do Frango (charque e linguiça) e Abatedouro Coxilha Vermelha (abate de suínos e ovinos). Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, a certificação é a culminância de um longo processo de qualificação da empresa. “Esta certificação tem muito significado: além do investimento financeiro, há também o trabalho empreendido, a vontade de fazer diferente e oferecer ao consumidor algo saudável, de qualidade”, realça.

Dados do SIM sobre a produção em 2014:

  • Charque – 26.773 kg
  • Linguiça – 225.994 kg
  • Queijo – 35.336 kg
  • Leite – 370 mil litros
  • Iogurte – 15.143 litros
  • Mel – 3.500 kg

FOTO: Andressa Benites