Município terá mapeamento de suas áreas de risco
Na última sexta-feira (23), a coordenadora da Defesa Civil em Alegrete Guiomar Silva recepcionou o técnico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Afonso Lima, que veio ao município para identificar, juntamente com a coordenadora da Defesa Civil, os locais para instalação de pluviômetros automáticos.
Em reunião com a coordenadora, o técnico expôs os detalhes do projeto “Pluviômetros Automáticos” e falou que Alegrete foi escolhida para fazer parte desta rede de monitoramento de âmbito nacional em função de sua posição estratégica. Assim que forem instalados, os equipamentos processarão dados que irão proporcionar mais conhecimento sobre as chuvas no município, além um melhor monitoramento e maior precisão nos alertas emitidos pelo CEMADEN, contribuindo para o aumento da segurança das operações de proteção e defesa civil.
Durante a tarde foi realizada uma visita a pelo menos três locais indicados para receber os equipamentos, os quais necessitam atender critérios como possuir sinal de celular, área física adequada e disponível, entre outras especificações estabelecidas pelo projeto.
A condição básica para um município ser monitorado pelo CEMADEN é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, solapamentos e terras caídas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural. O CEMADEN atualmente monitora 535 municípios nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.
O projeto “Pluviômetros Automáticos” tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Consiste, também, na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.