Alegrete teve situação de emergência homologada por Leite e reconhecida em Brasília

Conforme publicado no Diário Oficial no último dia 27 de junho de 2025, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, homologou a situação de emergência de Alegrete decretada em 3 de junho de 2025.

O processo de situação de emergência é um trabalho administrativo da defesa civil que começa após o acontecimento do desastre com a busca de informações, laudos e relatórios que possam quantificar os danos, prejuízos e os gastos pelo município com ações de resposta.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

“O processo visa a busca de recursos e apoio para as ações de resposta e reestabelecimento aos eventos adversos”, destacou o diretor da Defesa Civil no município Adão Roberto. A montagem do processo conta com o importante apoio da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

Conforme o Decreto Nº 58.237, de 27 de Junho de 2025, homologa Situação de Emergência no Município de Alegrete. O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, inciso V, da Constituição do Estado, e de conformidade com o art. 7º, inciso VII, da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012, e com a Portaria nº 260, de 2 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional , bem como o constante no processo administrativo nº 25/0804-0001123-3,

Decreta:

Art. 1º Fica homologada a Situação de Emergência no Município de Alegrete, em toda a sua área rural e em parte da área urbana, especificadamente nos bairros Vila Nova, Rui Ramos, Canudos, Santo Antônio, Macedo, Vila Isabel, Ibirapuitã, Promorar, São João, Renascer e Centenário, conforme declarado pelo Prefeito no Decreto Municipal nº 267, de 3 de junho de 2025, em razão da ocorrência de Chuvas Intensas, Classificação 1.3.2.1.4 – COBRADE.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Em Alegrete, um levantamento prévio apurou que cerca de 170 famílias, mais de 400 pessoas foram afetadas pela inundação do Rio Ibirapuitã que registrou 12m acima do nível, a segunda cheia em menos de 30 dias. A Defesa Civil está disponibilizando um formulário para preenchimento de todas pessoas que tiveram que sair de casa com a inundação. Além de um aporte financeiro disponibilizado pelo governo aos cidadãos afetados, o município deverá receber incremento financeiro por conta desse desastre natural de junho.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários