Alegretense, preparador físico do Tubarão, comenta o trabalho durante pandemia e manda um recado

O alegretense Fabiano Silva, atual preparador físico do Tubarão Futsal iniciou 2020 com um desafio a mais na bagagem. Primar pela condição física do plantel da equipe tubaronense em plena pandemia do novo coronavírus.

Fabiano relembra que no dia 17 de março, estava finalizando a avaliação física do grupo quando veio a determinação do clube em liberar todos atletas para casa em prevenção ao vírus.

“Tivemos de trabalhar uma nova realidade e nos adaptamos muito rápido, facilitando o planejamento”, conta o alegretense. O profissional teve de refazer uma programação que mantivesse o nível físico dos atletas. Inicialmente, Fabiano enviou atividades que pudessem ser feitas dentro do menor espaço possível, respeitando a individualidade de cada jogador.

Nos primeiros dias, os treinos foram em um turno, nada de plataforma virtual. Ele preferiu enviar os treinos para cada atleta, achou que assim seria melhor assimilada por eles e cada um escolheria o melhor local para realizar a tarefa.

Em seis dias da semana o trabalho teve foco na prevenção, inclusive com atletas usando máscara luva e álcool gel antes e depois de encerrado o treino. Recentemente o grupo foi chamado e retornou parcialmente aos trabalhos. “Estamos só na academia, com pequenos grupos. É outra rotina sem os treinos em quadra”, explica.

Divididos em quatro grupos, eles realizam exercícios de musculação e o retorno em quadra está previsto para só depois do dia 1º de junho. No final de semana o plantel tubaronense realizou coletas para o exame da Covid-19.

Em meio a tudo isso, Fabiano diz que também se adequou ao trabalho home oficce. A garagem do prédio onde mora foi o espaço que ele encontrou para realizar uma série de quatro exercícios, que ele mesmo adaptou. “Em virtude da correria entre trabalho, viagens e jogos eu não tinha tempo de me exercitar”, revela o professor.

Neste mesmo ritmo, Fabiano Silva aproveitou e mandou um recado para os alegretenses. “Atletas ou não. Desportistas amadores ou de final de semana, a física é muito importante. Se preparem mesmo dentro de casa. Tem muitas dicas na internet. o fundamental é se manter condicionado. Com a preparação física você mantém a saúde em dia. Alguns já tinham o hábito outros não. Com mais tempo em casa a gente precisa se adaptar às circunstâncias como eu mesmo fiz. Fraterno abraço e continuem se cuidando. Tudo isso vai passar”.

Júlio Cesar Santos                                      Fotos: reprodução