Alegretenses fizeram bonito no Desafio de Ciclismo da Serra do Rio do Rastro

Foram 1421 metros acima do nível do mar, 284 curvas e suados 24 km, pedalando a bike serra acima.

Assim foi o domingo (27), da delegação alegretense que marcou presença na 12ª edição do Desafio de Ciclismo Serra do Rio do Rastro. Mais de 1.500 competidores, nas categorias estrada e MTB, encararam a subida da considerada a Copa do Mundo dos ciclistas na serra catarinense.

O Grupo Trilha Aventura viajou mais de 800 quilômetros para representar a 3ª Capital Farroupilha, em um dos maiores eventos ciclísticos do país. Cerca de 40 pessoas integraram a delegação de Alegrete, que contou com 21 ciclistas no desafio.

“Foi um dia mágico. A pessoa consegue se perguntar o porquê de estar lá. Mas já planeja voltar em 2020”, descreveu Gianine Severo de Souza, que pela primeira vez subiu a serra de mountain bike, acompanhado do esposo, que também encarou o desafio.

O sentimento da ciclista retrata bem o que os atletas sentem ao zerar o desafio, aquele que consegue subir levanta a bike como prêmio maior. Além do cenário ao redor, momentos de superação dos atletas cativa cada vez mais participantes.

O melhor resultado entre os alegretenses coube ao ciclista Erlan Aita/Apuana Team/Santa Maria Bikes. Aita pela primeira vez participou da prova e já foi ao pódio na categoria open, a elite da prova. Um honroso 4º lugar entre atletas de todo o Brasil.

Outro grande resultado para Alegrete, foi da ciclista Clariani Rocha/Santa Maria Bikes/Trilha Aventura, ela chegou no topo na terceira colocação entre as mulheres da categoria master “A”.

Destaque também para o ciclista Rogério Tronco/Santa Maria Bikes/Trilha Aventura, 5º lugar na categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

Os demais ciclistas de Alegrete, embora fora do pódio comemoraram sua classificação entre centenas de atletas de todas partes do país. Cada um cumpriu seu desafio como planejou.

“Só uma palavra resume esse final de semana: Fantástico, fantástico se desafiar e encarar a famosa Serra. Fantástico rever os amigos que a gente só encontra no eventos de bike. Fantástico a companhia e cumplicidade da nossa galera em toda a viagem. Fantástico fazer novos amigos. Fantástico tu receber gritos de apoio de gente que nunca te viu na vida, mas naquele momento está torcendo por ti. Fantástico você ajudar gente que não conhece com uma simples palavra de apoio ou aquele grito de “não desisti falta pouco”, destacou Vagner Torres, um dos integrantes e desafiantes do Trilha Aventura na Rio do Rastro.

Na categoria Open, o gaúcho Felipe Fossati, de Pelotas, da equipe Bike Point, venceu a disputa pela quarta vez. O ciclista venceu o Desafio em novembro de 2017, em março de 2018 e em março deste ano. Nesta edição, cuja largada mudou para Guatá, o que reduziu o percurso em cerca de 5 km, o vencedor marcou o tempo de 52min52s. Cristian Lazzari, da equipe Soul Cycles Orange Team, foi o 2º, com 55min23s, e Gustavo Freitas, da Bike Point/FME Içara foi o 3º, com 56min09s.

Entre as mulheres, a vencedora foi Lisiane Boff Toneta, de Caxias do Sul (RS), com o tempo de 1h08min52s. Sheila Mendonça Gomes, de Curitiba (PR), ficou em 2º, com 1h18min43s, e Francisca Sangalli, de Encantado (RS), foi a 3ª, com 1h19min53s.

Na categoria MTB, o vencedor foi Matheus Miranda da Silva, de Tubarão (SC), seguido por Samuel Mariot de Olivério, de Lauro Muller (SC), e Fernando Ribeiro, de Santa Maria (RS), que ficaram em 2º e 3º respectivamente.

Júlio Cesar Santos                                             Fotos: reprodução