Após a participação na 2ª edição do CINEST – Festival de Cinema de Santa Maria, onde foram premiados, os alunos da Escola Fernando Ferrari, estão em processo de gravação do segundo curta metragem. O roteiro “No Tempo em que eu viajava”, foi escrito pelos alunos da Oficina de Literatura, que também participam juntamente com o da oficina de cinema, da gravação do filme.
No curta, George (Candido Jr.), um menino de nove anos, perde seu cachorrinho que foi atropelado por uma moto em frente a sua casa. Com a ajuda dos colegas, Éric (DionisBrinker), William (Pedro Carvalho), Carine ( Gabriela Doring), Luiza (Carine Castro) e João (Vitor), encontram um velho Professor de Matemática da escola, Alexander Peres (Pepe Grigera), que dizem ter inventado a máquina do tempo. Com a ajuda do professor, os amigos voltam no tempo, passeando por épocas passadas no município de Alegrete.
Os alunos participam do programa Mais Cultura nas Escolas, usufruindo das oficinas de teatro, cinema, literatura e artes visuais, ministradas por integrantes da Cooperativa Alegretense de Teatro.
Lançado em outubro de 2007, o programa Mais Cultura representa o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.Com a criação do Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na agenda social – com status de política estratégica de estado para atuar na redução da pobreza e a desigualdade social.Literatura, teatro, cinema e artes visuais são as modalidades ofertadas na escola.