Após portaria estadual, Casa de Artesão reabre em Alegrete

O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, autorizou a reabertura de sete lojas sediadas em Casas de Artesão, cadastradas no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).

Entre as cidades que tiveram suas casas abertas nesta terça-feira (6), estão a Casa de Artesão de Alegrete. Administradas pelos artesãos, os municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Carazinho, Santiago, São Leopoldo, Venâncio Aires e Rio Grande reabriram suas unidade hoje.

Conforme a diretora da unidade local da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sine – FGTAS/SINE, Luciana Lucero, que é responsável pela gerência da Casa de Artesão, a unidade funcionará por até seis horas diárias e de acordo com as normativas sanitárias e o Decretos municipal e estadual relativo ao controle e a prevenção e contaminação pela COVID-19.

A autorização está expressa na Portaria 049/2020 publicada na edição de terça-feira (5) de maio, do Diário Oficial do Estado.

As Casas de Artesão no RS são espaços de exposição e comercialização que servem como ponto de apoio e incentivo aos novos artesãos. São vinculadas ao Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da FGTAS, que incentiva a profissionalização do artesão com ações de formação, qualificação e apoio à comercialização da produção artesanal gaúcha.

Júlio Cesar Santos                  Foto: Sine Alegrete                                       Fonte: FGTAS