Os auditores avaliaram o SIM em vários quesitos, como questões documentais e atividades realizadas junto às agroindústrias e abatedouros de Alegrete
Durante os dias 15, 16 e 17 de julho, representantes do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Lucena e Jorge Meana, fizeram visita a Alegrete para a realização de auditoria para manutenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), sistema ao qual o município faz parte desde 2011 através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), coordenado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura do Alegrete.
Os auditores avaliaram o SIM em vários quesitos, como questões documentais e atividades realizadas junto às agroindústrias e abatedouros de Alegrete. Realizaram também vistorias em maquinários agrícolas adquiridos pelo município através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (PRODESA).
O coordenador do SISBI/POA, Jorge Meana, reforçou a importância do SISBI/POA/SUASA na expansão de mercado das agroindústrias dos municípios que aderem ao programa, uma vez que este possibilita a comercialização em todo território nacional. “É muito importante a inspeção dos produtos de origem animal para garantir a qualidade de vida da população”, explica.
O secretário da Agricultura e Pecuária, Alberto Prates e o diretor, José Eurico Trindade da Costa, apresentam ainda agregação de valor obtida pelas agroindústrias, como por exemplo, o aumento de empregos. “O mercado consumidor destes produtos está se expandindo e isto se reverte em renda ao município”, comenta o prefeito Erasmo Silva.
Após a inspeção, os auditores parabenizaram o SIM do Alegrete pela qualidade do serviço de inspeção que realiza junto aos abatedores e agroindústrias locais. “Cada vez mais estamos produzindo produtos de origem animal com qualidade, proporcionando aos consumidores a tranquilidade de estar consumindo um produto livre de contaminação”, afirma a vice-prefeita Preta Mulazzani.
REFERÊNCIA EM INSPEÇÃO – Mais uma vez a experiência do Alegrete em inspeção de produtos de origem animal será compartilhada em outro município. Depois de ministrar oficina em Florianópolis (SC) em maio deste ano, o coordenador do SIM de Alegrete, o médico veterinário Gabriel Nunes Charão, foi convidado a proferir uma palestra no Seminário Nacional de Medicina Veterinária COMBRAVET, que acontecerá no dia 12 de agosto, em Gramado. O seminário é de nível nacional e deve ter a participação de cerca de dois mil médicos veterinários de todo o país.