Atletas de Alegrete brilharam no Triathlon do Fogo, com a participação de 150 triatletas. O tradicional Triathlon do Fogo, evento promovido pelo Corpo de Bombeiros de Itaqui foi realizado no último fim de semana.
Com 750m de natação no Rio Uruguai, 20km de bike e mais 5,6km de corrida, a prova testou a aptidão dos participantes. A cidade de Alegrete teve participação expressiva, nas modalidades solo masculina, solo feminina e um trio do Corpo de Bombeiros de Alegrete.
Leia mais: Alegrete tem estimativa de arrecadar quase R$ 27 milhões no IPVA 2025
Os triatletas demonstraram verdadeira superação ao se destacarem no desafio, testando seus limites. E todo esforço valeu a pena: eles trouxeram para Alegrete, além de troféus, muita alegria e amor pelo esporte.
“Queremos inspirar mais pessoas a se juntarem a nós e demonstrar que é possível ter uma vida mais saudável e alcançar objetivos inimagináveis no esporte”, pontuou Alessandro Inácio, que conquistou a medalha de bronze na masculina ao terminar em 3º lugar no geral.
leia mais: Alegretenses no pódio da Ultramaratona Cidade dos Anjos em Santo Ângelo
“Eu costumo agradecer às pessoas que fizeram e fazem parte dessa caminhada árdua que é o triathlon, não só durante as provas, mas também pelo tempo dedicado aos treinos. Desta vez, em especial, quero enaltecer meu amigo Dione Rodrigues, que me levou durante todo o percurso da bicicleta, quebrando o vento e se desgastando para que eu pudesse economizar energia, sem permitir que eu revezasse com ele”, destacou o terceiro colocado no Triathlon do Fogo.
Entre as mulheres da prova o domínio foi alegretense. Camila Apratto venceu na geral com Adeline Rosso em 3º lugar. Ela foi prejudicada pelo balizamento da prova, fazendo 10km a mais de bike.
“A travessia do Rio Uruguai foi épica. Agradeço todos os amigos e familiares que torceram por mim, meu muito obrigada. Bora pra mais uma”, comemorou a campeã Camila.
Fiz uma das melhores performances em uma prova de triathlon. Na natação, e sem dúvida, um pedal muito forte, apesar de ter sido prejudicada pelo balização que falhou. Foi uma pena, mas isso não tirou o brilho da festa nem o meu sentimento de ter feito o meu melhor. E, mesmo sabendo que tinha feito muito mais que o percurso da prova, continuei forte e concluí, chegando em 3º lugar, sentindo-me vitorioso por não ter desistido. vida. Infelizmente, às vezes parecem obstáculos no nosso caminho, mas o que nos faz diferentes e únicos é justamente a capacidade de recalcular a rota e seguir em frente, dando o nosso melhor”, explicou Adeline.
Nas faixas etárias, Dione Dorneles Rodrigues e Gelson Queller Almeida da Silva tiveram um bom desempenho. A dupla de amigos participou da modalidade Sprint , sendo que Gelson fez sua estreia em uma prova de triathlon . Ambos subiram ao pódio: Dione obteve o 1º lugar na categoria 35-39 anos , com o tempo total de 1h15min , e Gelson , o 3º lugar na categoria 30-34 anos , com o mesmo tempo.
Os amigos Dione e Gelson treinavam diariamente, porém ainda não haviam participado juntos de uma prova de triathlon (somente de treinos simulados). Gelson começou os treinos em 2024 para nadar, pedalar e correr, mas tinha recebimento de nadar em águas abertas, pois não havia treinado nessa modalidade — seus treinos foram realizados em piscina. Ele estava com muito receio, mas contado com o apoio do amigo Dione , que o esperou e o acompanhou até a chegada da T1 (quando o atleta sai da água e parte para a etapa da bike). A partir daí, ambos ficaram tranquilos e seguiram para as demais etapas. Superaram-se e venceram, acima de tudo, a si próprios. A dupla teve o apoio de suas respectivas companheiras, Thainá (esposa de Gelson ) e Simone (esposa de Dione ), que registraram momentos incríveis de cada etapa e também representaram a família e os amigos dessa grande dupla.
O alegretense Henrique Sudo teve problemas na natação, caindo em um remanso, não conseguindo sair, tendo que abandonar a prova na água.
Também concluíram a prova com êxito, os atletas do Corpo de Bombeiros de Alegrete, Daniel Dias Tavares, Rafael de Juli e Leandro Moura participaram da prova no revezamento e tiveram bom desempenho.
O evento foi novamente muito elogiado e a organização foi impecável destacam os alegretenses. Vale ressaltar que a inscrição para a prova foi gratuita, reunindo atletas de diversas cidades do Estado. A estrutura e a organização foram efetuadas pelo Corpo de Bombeiros e pelo SESC de Itaqui, com o apoio de várias empresas locais.
Fotos: Click e reprodução (triatletas)