Avança a construção do Parque Alegretense de Resíduos Sólidos

Segue avançando um dos maiores projetos socioambientais da Prefeitura do Alegrete. O Parque Municipal de Resíduos Sólidos já está com 43% das obras de edificação e infraestrutura prontas. Apesar dos contratempos causados pela chuva, o prédio administrativo está em fase de acabamento e as demais edificações estão em diferentes etapas de construção.
O projeto, que foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, visa o reaproveitamento de todos os tipos de resíduos, pretendendo reduzi-los ao máximo, destinando ao aterro sanitário apenas o que não puder ser reutilizado. A iniciativa ainda terá o apoio da Unipampa para auxiliar nas pesquisas para obtenção do máximo de aproveitamento dos resíduos.
O Parque Municipal de Resíduos Sólidos terá três polos: resíduos domésticos (separação de plástico, papéis, metais, etc), construção/demolição e a compostagem de resíduos orgânicos. Além disso, o parque terá centrais de logística reversa, com recolhimento de materiais, como eletroeletrônicos, pneus e lâmpadas fluorescentes. O local também abrigará um banco de reaproveitáveis, como móveis e materiais de construção para habitações populares.
O projeto ainda prevê apoio aos recicladores, que receberão treinamento para geração de renda. A população também receberá orientação a respeito da separação correta do lixo, preparando-os para a implantação da coleta seletiva. Segundo o secretário Arildo Oliveira, a perspectiva inicial é de 50 pessoas envolvidas diretamente no parque e outras 150 na cadeira da coleta seletiva em cooperativas e associações.
“O parque contempla importantes soluções estruturais e ambientais, mas não podemos deixar de ressaltar a dimensão humana. Centenas de agentes recicladores darão impulso na sua capacidade de geração de renda e de cidadania”, ressalta a vice-prefeita Preta Mulazzani. O investimento total da obra é de R$ 2,697 milhões, que foram garantidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através de financiamento do Pimes/Badesul. Deste valor, 1,4 milhão destinam-se à obra civil, com o restante aportado na compra de equipamentos, que serão licitados em breve. “Esta será mais porta a se abrir para o desenvolvimento econômico e social de Alegrete. As perspectivas são as melhores possíveis”, orgulha-se o prefeito Erasmo Guterres Silva.
FOTOS: Andressa Benites
Pavilhão de indústria de plástico Pavilhão de apoio logística reversa Planta obra parque de residuos sólidos Depósito RCC e garagem Prédio administrativo em fase de acabamento