
Com parte do prédio da Rua General Sampaio fechada desde de 2019, porque a estrutura apresentou problemas que poderiam por em risco alunos, professores e servidores, a Escola Estadual Oswaldo Aranha está mais perto de ver as reformas saírem do papel.
O andar interditado, em agosto de 2019, tem cerca de nove salas, entre laboratórios e salas de aulas. O diretor ressaltou que as turmas da noite foram transferidas para o prédio da Avenida Freitas Valle ( prédio velho).

A empresa que ganhou a licitação, está na fase recursal, em documentação que vai ser analisada pela Assessoria Jurídica da SEDUC em Porto Alegre.
Marilda Calvet, da 10ª CRE em Uruguaiana, informa que o projeto de reforma de parte do prédio da Escola Oswaldo Aranha terá um investimento de 329,323. A reforma inclui melhorias na estrutura do prédio, banheiros, revestimentos, esquadrias e instalações hidrosanitárias.
O diretor do IEEOA, Ernesto Viana, comentou que diante da atual situação de pandemia receber uma boa notícia é uma grata satisfação. Recuperar parte da estrutura física e voltar a ter todo o prédio em condições será muito bom para a comunidade escolar, já que sua interdição causou transtornos a todos.
Afora isso, a recuperação da parte interditada será um plus a mais para ajudar na instalação do projeto de escola cívico- militar no Oswaldo Aranha- única de Alegrete e da Rede estadual da região a ter esta modalidade já aprovada em projeto pedaqógico da SEDUC -RS.
Vera Soares Pedroso