
O abandono dos animais é um problema cada vez maior. O Presidente da Associação do Balneário Caverá, Ruy Medeiros, falou com a reportagem sobre esta situação que parece estar fora do controle. Ele acrescentou que, somente na sua residência são mais de seis animais adotados, pelo descarte ilegal naquela região. Muitas vezes as pessoas saem da cidade e usam o local por ser um pouco mais afastado para abandonar cães e gatos.
A cena é recorrente no local. Entretanto, são poucas as pessoas que são identificadas por algum popular e a impunidade tem sido uma outra situação muito séria. O descarte de cães e gatos em zona urbana e rural é responsável pela superpopulação e contaminação de doenças.
Cadelas de rua não castradas geram duas ninhadas por ano. Em média, uma ninhada canina gera seis filhotes totalizando um número considerável de animais ao longo dos anos. No caso dos gatos, o problema é ainda maior, pois há a possibilidade de ter quatro ninhadas por ano, com uma média de cinco filhotes. Esse é um dos motivos que a castração, ainda, é a saída mais eficaz para esta superpopulação. Há muitas pessoas que nem ao menos pensam ou planejam todos os custos e o trabalho que um animal de estimação tem. Além do principal que é o amor.

Apesar da relação homem-animal ser muito mais forte nos tempos atuais, pois há inúmeras pessoas voltadas a ajudar, auxiliar e são verdadeiros anjos, como ONGs e protetores dos animais, a situação parece não ter fim.
ONGs ou protetores de animais, todos voluntários, realizam um trabalho incansável na tentativa de conseguir sanar problemas graves como o grande número de casos de maus-tratos, abandono, negligência, espancamentos, queimaduras, zoofilia, esgotamento de matrizes devido à exaustiva reprodução, entre outros.
Dentre todas as diversas justificativas para este ato estão a mudança de endereço, muitos animais em casa; custo de manutenção dos animais de estimação, falta de lugar disponível para ninhadas e assim vai, são intermináveis os motivos encontrados pelos proprietários.
Cabe lembrar que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). O abandonador está sujeito a uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.
A castração é um dos temas mais debatidos pela veterinária responsável pelo Canil Municipal, Aline Gasparotto, ONG OPPA e vários protetores de animais, assim como a veterinária Dileusa Alves.
Flaviane Antolini Favero