Café com leitura, o diferencial na aprendizagem no Colégio Emílio Zuñeda

Aula? Aula sim. Mas de uma forma diferente. Nem mesmo a manhã gelada, na última terça-feira, impediu que alunos da 301 do Escola Estadual Emílio Zuñeda participassem de uma aula incomum. O Café com Leitura envolvendo Língua Portuguesa, Literatura e Inglês reuniu alunos e professores, na primeira hora da manhã, na sala de Linguagens do Colégio.
Enquanto liam romances, contos, causos, poesia, crônicas,ouviam músicas, os estudantes degustaram um saboroso café. O projeto CAFÉ com LEITURA, coordenado pela professora Mariléia Marchezan, surgiu em 2010 na Escola Dr. Romário – Ciep – e vem se repetindo a cada ano, na escola onde tudo começou e em outras, como  no CEEZ.
Enquanto a cafeteira espalhava o cheiro de café fresquinho, o pão de queijo ainda quentinho era saboreado junto aos livros de diversos autores, mas em especial do Luiz Coronel, patrono da Feira do Livro deste ano.  A professora de português Mariléia diz que a atividade foi organizada por ela e pelas professoras Dariane Bitencourt (literatura.) e Viviane Henriques (inglês), com a ajuda dos alunos: “Preparamos um café coletivo, sendo que cada um colaborou, levando pães, margarina, biscoitos, sucos, frutas, café etc. E para o cérebro, livros e muita leitura.
Em três períodos de aula, prepararam e saborearam o café enquanto conversaram, leram, ouviram músicas e trocaraam idéias. De acordo com a educadora, o Café pode ser feito uma vez ao mês.  “Essa é mais uma forma de incentivo à leitura, à busca de informações, troca de conhecimentos, integrando alunos e professores em um ambiente acolhedor, agradável e descontraído, salientou a professora Mariléia.”
alunos emilio 1
 Texto: Vera Soares Pedroso / Foto: Mariléia Marchezan