Calçamento alternativo é uma opção eficiente e barata para muitas ruas de Alegrete

Projeto de Calçamento Alternativo é realizado no Corredor da Viúva.
Em abril de 2019, o Vereador Rudi Pinto, juntamente com o seu assessor Julio Rocha, visitou a cidade de Mato Castelhano, no Planalto Médio gaúcho, a convite do prefeito do município, Jorge Agazzi, para conhecer o projeto do calçamento alternativo nas estradas não pavimentadas com pedrisco.


No município do Planalto Médio, a Secretaria de Obras prepara as estradas, fazendo uma base boa e depois dá o acabamento com o pedrisco que é um subproduto da brita que, além de um custo baixo, dá maior durabilidade e qualidade ao serviço, contribuindo para a diminuição do barro e da poeira produzidos pelo tráfego de veículos.
Antigo sonho do parlamentar alegretense, o calçamento alternativo, a partir daí, começou a tomar forma. Foram vários meses, apresentando o projeto ao Executivo, através do prefeito Márcio Amaral e do Secretário Jeter Souza, buscando local adequado e articulando com a comunidade para o financiamento do projeto.

Essa semana, finalmente, no Corredor da Viúva, nas proximidades da BR 290, foi implantado o Projeto de Calçamento Alternativo com Pedrisco. Uma parceria da Prefeitura Municipal e os moradores da localidade e com articulação do Gabinete do Vereador Rudi Pinto. Deu certo o projeto piloto. “Estamos muito felizes por termos realizado este programa. Sempre buscamos uma alternativa que minimizasse o problema da poeira, dos buracos e do barro nas estradas sem pavimentação, inclusive, nas ruas da cidade, por isso quero enaltecer e agradecer aos moradores”, o prefeito Márcio Amaral e o secretário Jeter Souza, sem eles não teríamos realizado esta ideia”, disse o parlamentar.

 


Já para o secretário de Infraestrutura Jeter Souza, “esse é um projeto em parceria da Prefeitura Municipal com os moradores do corredor, através do gabinete do vereador Rudi, onde os moradores cederam o cascalho e o pedrisco e nós entramos com a parte da compactação, drenagem e acabamento da estrada”, falou Jeter Souza, secretário de infraestrutura.
“No município são várias as ruas que não têm calçamento e, o projeto do pedrisco, pode ser uma alternativa barata e de fácil concretização, beneficiando uma quantidade maior de munícipes, até a chegada do calçamento definitivo, este é o principal objetivo do projeto”, finalizou Pinto.