Campanha de prevenção de quedas de pessoas idosas mobiliza grupo da Maturidade Ativa em Alegrete

Compartilhe
  • 67
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    67
    Shares

Para muitos idosos, o perigo está dentro da própria casa. Para tornar ambientes mais seguros e proteger as pessoas de mais idade contra acidentes, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está promovendo até o dia 17 de julho, a Campanha de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas com diversas atividades on-line.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 30% a 60% dos idosos caem pelo menos uma vez e essas quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais nas pessoas acima de 75 anos.

Para dar início a programação, na última quinta-feira (2), a terapeuta ocupacional e mestranda em Gerontologia Biomédica, Adriana Peralta, participou de um bate-papo pelo youtube sobre Casa Segura.

Durante as duas semanas, os integrantes dos grupos de Maturidade Ativa de todo o Estado receberão dicas de exercícios físicos seguros para fazer em suas residências, para que eles possam escolher quais atividades combinam com suas preferências como: fortalecimento da coluna com exercícios de força de abdômen, mobilidade articular, força de membros superiores e inferiores, respiração e correção de postura, concentração, equilíbrio e exercícios cardiorrespiratórios.

Em Alegrete, houve maciça adesão do Maturidade Ativa. A coordenadora do grupo local Iara Kulmann, destacou que a terapeuta ocupacional Adriana Peralta, revelou dados de uma pesquisa sobre Prevenção de Quedas em Idosos nos grupos Maturidade Ativa do SescRS.
Segundo a coordenadora, a terapeuta abordou os tipos de queda, o perigo de tapetes e objetos em casa que acabam causando as quedas.
“Nesse momento de pandemia onde os idosos estão mais em casa tem acontecido muitos acidentes de queda.
Foi dada muitas dicas de prevenção”, comentou a agente do Sesc Alegrete.

No próximo dia 16, está prevista uma tarde de atividades educativas para testar os conhecimentos dos participantes sobre prevenção com o tema Quedas – Não Caia Nessa!.

A coordenadora estadual do Maturidade Ativa, Michele Silveira, e os facilitadores de grupos do programa Diego Soledade e MacGregor participam de uma live com o proprietário do Viva Club Academia de Lazer, Rafael Soares; e o coordenador da área da Saúde do Senac Saúde, Adalvane Nobres Damaceno. A transmissão será feita pelo Facebook do Sesc/RS (www.facebook.com/sescrs), às 15h.

O quê: Campanha de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas – Sesc/RS

Quando: 16/07 (Quinta-feira) Live: Quedas – Não Caia Nessa! Horário: 15h

Convidados: Rafael Soares, proprietário do Viva Club Academia de Lazer; e Adalvane Nobres Damaceno, coordenador da área da Saúde do Senac Saúde

Mediadores: coordenadora estadual do Maturidade Ativa, Michele Silveira, e os facilitadores de grupos do programa Diego Soledade e MacGregor

Como assistir: Facebook do Sesc/RS (www.facebook.com/sescrs

Júlio Cesar Santos                   Fonte: Sesc                       Foto: Sesc

 

 


Compartilhe
  • 67
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    67
    Shares