Campeões do Freio de Ouro tem cavalo da Fronteira Oeste

Jotace Utopia e JA Libertador foram consagrados os grandes vencedores do ciclo
Cerca de 20 mil pessoas aproveitaram o tempo bom do domingo para acompanhar a grande final do Freio de Ouro 2015. O público assistiu na pista do cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a repetição do resultado do Bocal de Ouro, realizado em abril. Foram coroados entre os machos o cavalo JA Libertador, da Fazenda Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul, montado pelo ginete Milton Castro, e entre as fêmeas a égua Jotace Utopia, da Cabanha Jotace, de Barra do Quaraí, montada pelo ginete Raul Lima.
FU9_D810-3076x5_Libertador
De acordo com a proprietária da Jotace, Daniela Cantarelli, o resultado é parte de um trabalho de anos da cabanha, que leva seu segundo título consecutivo no Freio de Ouro. No ano passado a cabanha venceu com a égua Jotace Tranca. Daniela relata, inclusive, que muita gente não acreditou quando decidiram que não iriam defender o título com a égua. “Na verdade a gente apostava na Utopia. Ela deixou de ser a irmã da Tranca para ser a campeã do Freio de Ouro”, afirma.
FU9_D810-2821x5_Utopia
 Já nos machos, o título de JA Libertador também aumentou o recorde do ginete Milton Castro, que agora vence seu oitavo título do Freio de Ouro. Libertador faz parte de um condomínio com 15 proprietários, entre eles o próprio criador José Antônio Anzanello, proprietário da Santa Edwiges. Mesmo acostumados a títulos, a emoção desta conquista foi inigualável. “É como se fosse a primeira vez. Este é um trabalho de anos que a gente vem fazendo com o Milton Castro. É uma grande emoção”, salienta.
Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, mais uma vez se confirmou a máxima de que a cada ciclo que passa, o Freio de Ouro vem evoluindo. “As provas estão cada vez mais profissionais e mais disputadas. Nunca sabemos quem é o ganhador até o ultimo minuto. Isso mostra a evolução funcional da raça e técnica dos criadores”, destaca.

A partir de agora as atenções da raça Crioula na Expointer estão voltadas para os grandes campeonatos da Morfologia que serão decididos nesta segunda-feira, 31 de agosto, e terça-feira, 1º de setembro. O Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo e Banrisul, além do apoio da Supra.

Confira os vencedores
Fêmeas
Freio de Ouro
JOTACE UTOPIA
Criador: JOÃO JURACI CANTARELLI, URUGUAIANA-RS
Expositor: JOÃO JURACI CANTARELLI
Estabelecimento: CABANHA JOTACE, BARRA DO QUARAÍ-RS
Ginete: RAUL LIMA
Média: 22,655