Cancelado acendimento da Chama Crioula de 2020

Cerimônia que reúne centenas de cavaleiros anualmente, para marcar início das comemorações da Semana Farroupilha, poderá ser substituída por eventos locais. Realização dos festejos é incerta e pode ocorrer de forma virtual.

Por causa da pandemia, o Movimento Tradicionalista Gaúcho decidiu transferir para 2021 a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, que aconteceria em Canguçu, no mês de agosto. O evento com centenas de cavaleiros marca anualmente o início das comemorações da Semana Farroupilha. A orientação do MTG é para que cada uma das 30 regiões tradicionalistas organizem as suas cerimônias, de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Ontem, foram anunciados o tema e a patrona dos festejos. A homenageada é a ex-primeira prenda do estado, Alessandra Carvalho da Motta e o tema, é “gaúchos sem fronteiras”, sobre os desgarrados do Rio Grande que foram viver em outros estados e países.

O presidente da comissão dos festejos, César Oliveira, disse que “a simbologia e importância da data terá sua continuidade e possíveis alternativas ou formatos no futuro ainda estão na dependência do decorrer do tempo”.

Ele diz que o anúncio não significa que a festa presencial irá acontecer. Uma das possibilidades, inclusive, é que sejam realizadas comemorações virtuais, pela internet.

Fonte: G1