Cerimônia que reúne centenas de cavaleiros anualmente, para marcar início das comemorações da Semana Farroupilha, poderá ser substituída por eventos locais. Realização dos festejos é incerta e pode ocorrer de forma virtual.
Por causa da pandemia, o Movimento Tradicionalista Gaúcho decidiu transferir para 2021 a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, que aconteceria em Canguçu, no mês de agosto. O evento com centenas de cavaleiros marca anualmente o início das comemorações da Semana Farroupilha. A orientação do MTG é para que cada uma das 30 regiões tradicionalistas organizem as suas cerimônias, de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus.
Ontem, foram anunciados o tema e a patrona dos festejos. A homenageada é a ex-primeira prenda do estado, Alessandra Carvalho da Motta e o tema, é “gaúchos sem fronteiras”, sobre os desgarrados do Rio Grande que foram viver em outros estados e países.
O presidente da comissão dos festejos, César Oliveira, disse que “a simbologia e importância da data terá sua continuidade e possíveis alternativas ou formatos no futuro ainda estão na dependência do decorrer do tempo”.
Ele diz que o anúncio não significa que a festa presencial irá acontecer. Uma das possibilidades, inclusive, é que sejam realizadas comemorações virtuais, pela internet.
Fonte: G1