Quem chega em Alegrete vindo pela BR 290, há mais de 15 anos, é recebido ao longo do trajeto pelas placas com o Canto Alegretense.
Com o passar do tempo elas foram, naturalmente, desgastadas e parte da letra de uma das músicas mais conhecidas, inclusive em outros estados brasileiros, foi se apagando.
Para manter a recepção, em forma de letra da música, empresários de Alegrete pagaram para que as placas fossem revitalizadas.
E o artista alegretense Caturra está realizando este trabalho há mais de um mês. Todas as letras estão sendo repintadas, para que o nosso hino volte a ser o cartão postal de boas vindas em forma de canção na BR 290.
Os caminhoneiros que passam buzinam em referência ao trabalho que, novamente, deixa o nosso Canto bem visível a todos, diz o artista que realiza o trabalho.
A letra e música dos Fagundes, com termos típicos da cultura gaúcha, levou o nosso município a ser conhecido em todos os cantos do país por pessoas que nunca vieram aqui e a partir desta música passaram a admirar o Alegrete e, por conseguinte, sua gente que vive com intensidade a cultura gaúcha.
Vera Soares Pedroso