O cardiologista alegretense, Alexandre Alderete diz que os hábitos alimentares da população só pioraram. Ele fala que comemos muitos produtos ultra processados ricos em sódio que aumenta a pressão e por conseguinte aumenta risco de infarto.
-As pessoas precisam sair da inatividade e devem ser estimuladas a fazer atividade física, caminhar 150 minutos por semana mais dois dias de exercícios resistidos, precisam ter hábitos de vida saudáveis e estimuladas a se vacinarem para diminuir risco de infarto, atesta o médico.
Leia mais: Troca de tiros entre guarnição da BM e foragido deixa policial e homem feridos
Em relação ao risco de que as vacinas contra covid teriam contribuído para isso, o médico explica que isso não tem fundamentação na literatura médica, ou seja é boato que aterroriza as pessoas. Ela lembra que qualquer vacina tem efeito colateral, mas a chance de algo assim acontecer é muitíssimo pequena. -Não podemos fazer alarme, pois as vacinas diminuem a internação hospitalar, a vacina da influenza diminui de 6 a 7 % a incidência de infarto.
-Nós vivemos uma epidemia de obesidade que aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares, doenças renais, câncer, doenças articulares e até demência, alerta Dr Alexandre Alderete.