Casas desocupadas do Minha Casa Minha Vida geram indignação

Sete meses depois de entregues existem casas vazias no programa Minha Casa Minha Vida
É no mínimo intrigante, que após mais de meio ano da entrega oficial do Núcleo Habitacional Nilo Gonçalves Soares, ainda haja moradores contemplados que não estão ocupando as residências.
Alguns moradores do local apontam que cerca de seis casas estão desocupadas. Cristiane Porto, que tão logo recebeu a chave e está residindo no Núcleo Habitacional, mostra-se indignada e questiona se realmente tais pessoas são necessitadas. Inicialmente, os contemplados teriam 30 dias para se mudarem, mas alguns até agora não apareceram. E os suplentes por que não são chamados, se os primeiros contemplados não valorizaram a conquista da casa própria? Além do mais, destaca a moradora, nessas casas é comum desocupados serem vistos fumando e bebendo nos pátios.
A reportagem do Alegrete Tudo ouviu o Secretário de Habitação, Clóvis Pontes, e ele confirmou que realmente existem casas que não estão sendo habitadas. Num total de sete. Ele explicou que duas estão com pendência judicial, outras duas foram retomadas pela Caixa e um morador abandonou a residência.
Pelas regras do programa, o morador teria até 90 dias para realizar o distrato (desistir da compra), o que não aconteceu com um deles. No último dia 14, segundo o Secretário, já houve a indicação da lista de suplentes para ocuparem as moradias que não estejam com nenhum tipo de pendência.
Por fim, enfatizou que o Programa prevê que o titular, ou seja, o contemplado com o imóvel tem que, obrigatoriamente, residir no local. E essa é uma questão de difícil controle, pois há muitos casos que o imóvel é passado para familiares e é difícil haver comprovação de que outras pessoas estariam se beneficiando dos imóveis. Mas a Secretaria de Habitação está atenta a essas questões e conta com o auxílio dos próprios moradores para apontarem eventuais irregularidades.