
Cerca de 80 cavalarianos, a trote, acompanharam a caravana da Chama Crioula rumo ao centro da 3ª Capital Farroupilha. Na primeira parada, no início da Avenida Pedreiras, a comitiva se integrou aos demais cavalarianos, totalizando centenas até a chegada à Praça Getúlio Vargas.




O local já é tradicional, mais conhecido como “na Schein”, em alusão a um comércio situado bem no ponto de entrega da Chama Crioula ao coordenador dos festejos farroupilhas, Cléo Trindade. É no entroncamento da Avenida Pedreiras com a Rondon que as festividades da Semana Farroupilha realmente começam.
No início da manhã, os cavaleiros da Chama deixaram a última parada rumo ao centro de Alegrete

Este é um momento de congraçamento em que gaúchos e prendas enchem o peito com um único sentimento de amor à Pátria Gaúcha. Por volta das 9h20min, os cavalarianos adentraram a Avenida Pedreiras, no trecho de chão batido, e, escoltados pela PRF, receberam o reforço da BM e da GM.




Dali em diante, para chegar à Rondon, foram poucos minutos ao som do clarim e dos cascos dos cavalos. O público já se concentrava em grande número nas ruas por onde o desfile passava. O comércio parou literalmente, enquanto crianças de escolas e creches, além de idosos sentados em cadeiras, aguardavam ansiosos pela cavalgada que conduzia a Chama Crioula.




Dezenas de piquetes e CTGs aguardavam na Avenida Braz Faraco, onde se integraram a cavalgada. Um verdadeiro desfile rumo a Praça Getúlio Vargas, onde será acesso o fogo da Semana da Pátria.








