Cebola sobe mais de 200% e faz consumidor substituir tempero

Um dos temperos mais tradicionais dos brasileiros está deixando de ir para a panela de muita gente. A cebola subiu cerca de 100% e chega a valer R$6.99 o quilo.

DSCN9199

Para muitas pessoas cozinhar sem cebola é difícil, assim como substituir este tempero por outro na hora de fazer comida.

Nos mercados, de Alegrete, os consumidores estão levando menos o produto, porque está muito caro.É o caso de José Carlos Lopes que reclamou: além de cara está muito ruim aqui. Não tem jeito, menos cebola e substituir por outro tempero como o pimentão.

DSCN9195

A dona de casa e produtora rural, Ana Maria Alves Saraiva atribui  a suba a inflação.  A comida subiu muito, tá tudo muito caro, observa. Ela disse que por enquanto, com este preço, não compra mais cebola.

DSCN9198

Já a dona de casa Maria de Fátima Silveira diz que adora cebola e, mesmo cara compra menos,mas não deixa de levar o produto para casa.

A jovem Daniele Ribeiro Macedo, que mora no interior, reclama do preço, mas garante que não sabe cozinhar sem cebola. – O jeito é levar um pouco menos com o preço do quilo a quase oito reais.

DSCN9202

Muitos consumidores esperam o dia de promoção nos mercados para comprar cebola. O problema é que não dá para estocar, porque o produto estraga,observam alguns.

“Por causa da entressafra, o que tem entrado são cebolas importadas. As mais usadas são da Argentina, mas a safra deles foi ruim. A cebola que está vindo é da Holanda, mas não em grande quantidade para atender o mercado interno todo. Então, quem importou está colocando o preço que quer”, diz.
O preço da cebola está em alta no mercado brasileiro após muitos produtores deixarem de investir no cultivo. Quem apostou nesse tipo de lavoura, como os agricultores do interior de São Paulo, estão lucrando até três vezes mais do que no ano passado.

 DSCN9200
  Fotos Vera Soares Pedroso