
Como não houve variação de IGPM, este ano, o valor do Imposto, em Alegrete, permanece o mesmo do ano passado, disse o Secretário de Finanças José Luis Cáurio. As alíquotas do IPTU variam de 1% a 7%. Sendo 1% para predial e dependendo do setor 3, 5 ou 7% para terrenos.
Além disso, aqueles que optarem pelo pagamento de cota única, com vencimento em 10 de março, terão um desconto de 10%. As outras parcelas terão vencimentos subsequentes, podendo ser divididas em até nove vezes.
Um projeto do vereador Vagner Fan (sem partido) beneficiou a comunidade. Ele propôs que o reajuste do IPTU de Alegrete fosse pelo menor índice, de mercado, assim como todas a taxas municipais são reajustadas pelo IGPM. O principal imposto de Alegrete chegou a um reajuste de mais de 23%, em 2023, aqui na cidade em apenas um ano, o que impactou no orçamento das famílias alegretenses, lembrou o vereador. O projeto foi aprovado na Câmara, mas teve veto do Executivo no ano passado. Porém, no início de outubro de 2023, o veto foi derrubado, por unanimidade, pelos veredaores e passou a valer o reajuste, de acordo o menor índice que estivesse vigorando- INPC, IPCA e o próprio IGPM.
Presidente do MTG diz que Matteus é o maior divulgador da cultura gaúcha no Brasil
Segundo o setor de cadastro da Secretaria de Finanças, o município tem hoje em torno de 30 mil matrículas ativas. Um fato importante sobre o IPTU de 2024, é que cerca de três mil contribuintes optaram pelo pagamento em cota única, um número bem acima da média.