Cerca de três mil contribuintes optaram pagar IPTU em parcela única em Alegrete

O vencimento da primeira parcela do IPTU de 2024 está próximo, no dia 10 de março, e alguns contribuintes questionam que o valor do imposto está alto.

Como não houve variação de IGPM, este ano, o valor do Imposto, em Alegrete, permanece o mesmo do ano passado, disse o Secretário de Finanças José Luis Cáurio. As alíquotas do IPTU variam de 1% a 7%. Sendo 1% para predial e dependendo do setor 3, 5 ou 7% para terrenos.

Além disso, aqueles que optarem pelo pagamento de cota única, com vencimento em 10 de março, terão um desconto de 10%. As outras parcelas terão vencimentos subsequentes, podendo ser divididas em até nove vezes.

Quem precisa de medicamentos fora da lista básica pode solicitar, via Estado, diz Secretária da Saúde

Um projeto do vereador Vagner Fan (sem partido) beneficiou a comunidade. Ele propôs que o reajuste do IPTU de Alegrete fosse pelo menor índice, de mercado, assim como todas a taxas municipais são reajustadas pelo IGPM. O principal imposto de Alegrete chegou a um reajuste de mais de 23%, em 2023, aqui na cidade em apenas um ano, o que impactou no orçamento das famílias alegretenses, lembrou o vereador. O projeto foi aprovado na Câmara, mas teve veto do Executivo no ano passado. Porém, no início de outubro de 2023, o veto foi derrubado, por unanimidade, pelos veredaores e passou a valer o reajuste, de acordo o menor índice que estivesse vigorando- INPC, IPCA e o próprio IGPM.

Presidente do MTG diz que Matteus é o maior divulgador da cultura gaúcha no Brasil

Segundo o setor de cadastro da Secretaria de Finanças, o município tem hoje em torno de 30 mil matrículas ativas. Um fato importante sobre o IPTU de 2024, é que cerca de três mil contribuintes optaram pelo pagamento em cota única, um número bem acima da média.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários