A manhã do sábado (9), foi marcada pela formatura de 280 soldados do 12º Batalhão de Engenharia e Combate. Aproximadamente 400 pessoas prestigiaram a solenidade que teve momentos de muita emoção e vibração dos formandos.
Ao som da banda da Guarnição Federal de Alegrete a formatura iniciou com canções militares e a saudação do comandante do batalhão, Ten. Cel Lira. “Um dia especial engenheiros blindados, a partir de agora firmamos ainda mais o compromisso com o exército brasileiro”, saudou o comandante.
Com a presença de familiares vindos das cidades de Getúlio Vargas, Erechim e Passo Fundo além dos alegretenses, a solenidade do batalhão Marechal Enéas Galvão contagiou à todos.
Foram anunciados quatro destaques durante a formatura. Pela 1ª Cia o soldado Aldair Mognol recebeu emocionado de sua mãe a boina preta.
Já pela 2ª Cia, Luan Oliveira Dorneles recebeu a distinção.
Da Cia Engenharia de Ponte, o destaque ficou para Murilo Colombelli Martins.
O destaque geral do 12º BE foi para o soldado Rafael Gomes Ferreira Diniz da Cia de Pontes.
De acordo com a unidade militar foram 300 conscritos para o serviço militar, mas vinte foram dispensados do serviço obrigatório. Mas os 280, passaram pelo período básico de aprendizagem com diversas atividades militares. O período que encerrou a semana passada, vai qualificar agora os soldados que estão aptos e receberam a boina preta.
Com a quadra principal do quartel lotada, padrinhos e madrinhas fizeram a entrega do símbolo maior do combatente da arma de engenharia. Duzentas e oitenta soldados receberam das mãos de seus familiares a consagrada boina preta.
A solenidade foi encerrada pelo comando maior do batalhão que agradeceu os presentes, saudou seus combatentes e convidou os familiares a conhecerem as dependências do 12º BE.
O evento incrementou as vendas no comércio de refeições e lanches. Com restaurantes e lancherias lotadas ao meio dia deste sábado que antecede o dia das mães em Alegrete.