Chuva não dá trégua e pode agravar enchentes no RS

Em Alegrete a previsão é de 78 mm de chuva para hoje (28). A Mínima será de 11 º e a máxima de 16 º.

chuva
A chuva não dá trégua e os transtornos devem seguir neste sábado no Rio Grande do Sul. Há previsão de precipitação para todas as regiões gaúchas. Formação de um ciclone intensifica a instabilidade e chove forte em diversos pontos.

Onde aumenta muito a chuva é na Metade Sul. Regiões que enfrentam enchentes seguem com tempo chuvoso e no Noroeste as precipitações podem voltar a ser fortes. O vento se intensifica, especialmente da tarde para a noite, podendo apresentar rajadas. Ar mais frio começa a avançar pelo Estado e esfria mais no Oeste e no Sul. Santa Catarina tem chuva forte em algumas regiões, como o Sul. 

As mínimas rondam 10°C em São José dos Ausentes e Santiago. As máximas, por sua vez, devem atingir 17°C no Litoral Norte e na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 17°C.

A situação que já era grave passou a dramática no Norte e no Noroeste gaúcho, além do Oeste catarinense, devido às cheias. A chuva em 24h em Iraí foi de 130 mm, um dos mais altos valores em 80 anos de dados. Porto Mauá também foi fortemente atingida e 52 municípios registraram danos pelas cheias.

Não são descartados volumes altos em alguns pontos, de 100/150 mm e até superiores, com alagamentos. Rios e barragens podem ter súbita alta. A continuidade da chuva exige atenção para os rios dos vales. 
 
Fonte: Correio do Povo
 
Fonte: Zero Hora